Vereadora Cristiane Loureiro envia resposta sobre a extinção do Conselho de Transparência e Controle Social

Publiquei na manhã desta sexta-feira, 21, que a Câmara Municipal de Blumenau aprovou a extinção do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social em Blumenau, que era composto por membros da população que acompanhavam e fiscalizavam as atividades da Prefeitura.

Na ocasião, dez vereadores votaram favoráveis, um se absteve e dois votaram contra. O presidente Almir Vieira (PP) só votaria em caso de empate e o vereador Adriano Pereira (PT) não participou da sessão.

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) votou favorável a matéria, mas explicou que “esse conselho, infelizmente, extinguiu por não ter adesão de participantes. No relatório que recebemos em média, dois e três integrantes não é suficiente para obter quórum”.

Ela disse também que, quando foi gestora da Pró-família, “participava das reuniões de Conselhos e o comprometimento deve ser contínuo, ou seja, todo mês. Tinha meses que eu comparecia, e a reunião não acontecia, por não ter membros suficientes”.

Cristiane enfatiza que todo mundo quer resultados, mas são sempre os mesmos que participam. “Assim, também funciona nas Associações, se não houver voluntários participativos, não haverá ações efetivas”.

Ela informa que essa extinção do Conselho teve aprovação do Observatório Social, que contribui com esse papel fiscalizador. “Sou a favor da criação de outros conselhos, mas esbarra-se no comprometimento mútuo. Participação do poder público, Ongs e sociedade civil”, finalizou

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores