O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) foi para a Alemanha no último fim de semana e no primeiro compromisso naquele país propôs ao governo de Hasselfelde, uma pequena cidade onde alemã nasceu o Dr. Blumenau, parcerias na educação, economia e cultura para fortalecer a relação entre as duas cidades.
A reunião aconteceu no Museu Blumenau-Museum Hasselfeld e teve a presença Ronald Fiebelkorn, prefeito da cidade alemã, e da bisneta do Dr. Blumenau, Jutta Blumenau.
O prefeito de Blumenau, de forma oficial, formalizou a intenção de transformar Hasselfelde em cidade-irmã, estabelecendo relações de cooperação em diversos setores.
Com a parceria, a Prefeitura de Blumenau quer revitalizar o Blumenau-Museum Hasselfelde, local onde estão os objetos pessoais e arquivos do Dr. Blumenau e também documentos importantes da cidade de Blumenau.
Mário quer dividir as despesas para criar um espaço específico, mais moderno e interativo, somente com a história do Dr. Blumenau.
Na ocasião, o prefeito de Blumenau também fez o convite oficial para que os representantes de Hasselfelde visitem a Oktoberfest 2023 em outubro próximo.
Intercâmbio bilíngue
Mário tem a intenção também de levar, pelo menos, quatro alunos e professores de escolas bilíngues de Blumenau para a Alemanha para um intercâmbio cultural. A escolha dos alunos e docentes ocorreria através de concurso e de notas. Essa viagem, se a parceria entre Blumenau e Hasselfelde seja firmada, ocorreria no início de 2024.
Além da Alemanha, a ideia também é realizar o mesmo intercâmbio com escolas bilíngues em inglês, para a Inglaterra. Lá os alunos terão acesso às cartas de Fritz Müller, encaminhadas a Charles Darwin.
Esse projeto de intercâmbio será encaminhado para a Câmara de Vereadores de Blumenau nas próximas semanas para ser apreciado e, posteriormente, aprovado pelos parlamentares municipais.
O custo desses intercâmbios não foi informado pela Prefeitura de Blumenau, mas devem ser explicitados no projeto que os vereadores vão analisar.





Adicionar comentário