Nem todos os vereadores aprovaram a viagem do prefeito de Blumenau para a Alemanha

Desde o dia 22 de julho Maria Regina Soar (PSDB), a vice-prefeita, comanda as ações da Prefeitura de Blumenau.

Ela ficará como interina até o próximo dia 2 de agosto, pois o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o diretor de comunicação, Felipe Rodrigues, e o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann, estarão em 5 cidades da Alemanha cumprindo agenda.

Tudo pareceu normal para quem comanda uma cidade como Blumenau e seria apenas mais uma viagem para a Alemanha, como Mário fez nos anos anteriores, meses antes da Oktoberfest.

Mas quatro vereadores desaprovaram o pedido para Hildebrandt se licenciar do cargo, pois a administração municipal parece ter dado justificativas que não convenceram os legisladores.

Dos quinze vereadores da Câmara de Blumenau, dez foram favoráveis à viagem do prefeito, o vereador Adriano Pereira (PT), que tem votado com a atual administração, se absteve e os vereadores Gilson de Souza (Patriota), Carlos Wagner Alemão (UB), Emmanuel Tuca dos Santos (Novo) e Diego Nasato (Novo) são contrários a mais uma viagem de Mário Hildebrandt.

De acordo com o vereador Emmanuel Tuca dos Santos, “boa parte do itinerário da viagem, baseado nas informações cedidas pelo próprio Poder Executivo, será para realização de reuniões para o fomento de parcerias e convênios. Com o advento da internet e com a tecnologia disponível, o deslocamento, que onera os cofres públicos, poderia ser substituído por uma simples videochamada”.

O segundo motivo, de acordo com Tuca, é em relação aos gastos excessivos. “Em uma cidade onde temos milhares de pessoas esperando em filas de creche, em fila para consultas médicas, cirurgias, e outras tantas necessidades, não é razoável que o dinheiro público seja aplicado sem o mínimo de cuidado e racionalidade. Não estou afirmando que o turismo e a cultura não são relevantes, o fato é que temos necessidades básicas na cidade que são mais urgentes. Cada real aplicado em viagens internacionais é menos um real para essas áreas essenciais”.

Ele informou também que o projeto de pedido de licença de Hildebrandt não veio acompanhado do parecer jurídico bem como o de impacto financeiro, que são necessários para a devida análise.

Posição dos outros três vereadores

Já o vereador Carlos Wagner disse que não há a necessidade de o prefeito ir nessa viagem levando o diretor de comunicação e o secretário de Cultura. Para ele, a Prefeitura de Blumenau deveria enviar o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, e a rainha e princesas da Oktoberfest 2023.

O vereador Gilson de Souza acha um custo muito alto e um gasto desnecessário para os cofres públicos. Ele diz que há outras prioridades, como obras urgentes em escolas e CEIs que precisam de mais segurança e melhorias. Ele diz também que a áreas, como a da saúde, precisam de mais atenção do prefeito.

Já o vereador Diego Nasato disse que “não consigo verificar de maneira quantitativa o retorno esperado a partir dessa ida à Europa. Blumenau tem cerca de 900 ruas sem drenagem e pavimentação, milhares de pessoas na fila por cirurgias eletivas e mais de mil crianças aguardando uma vaga em creche. Sem a universalização desses serviços ainda estamos longe de ter uma cidade inclusiva de verdade. Nenhum Blumenauense deveria ficar para trás”.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores