Três audiências públicas tentam encontrar soluções para assuntos urgentes de SC

Nesta primeira semana de setembro, mesmo com o feriado nacional do dia 7, A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai discutir, em três audiências públicas, a crise no setor leiteiro, a situação do sistema de esgoto da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e a falta de mobilidade na BR-101.

Na segunda-feira, 4, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, presidida pelo deputado estadual Altair Silva (PP), esteve na cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, para debater com produtores rurais a crise no setor leiteiro do Estado. Esse assunto já tinha sido pauta na sexta-feira, 1, em São Miguel do Oeste.

Os problemas se agravaram com o aumento das importações de leite, principalmente da Argentina e Uruguai, que acabou gerando um prejuízo para os produtores locais, pois nos países vizinhos o custo de produção é menor.  Os pecuaristas de gado leiteiro pleiteiam uma cota de importação para não prejudicar a produção nacional.

De acordo com a Epagri, de janeiro a julho deste ano, as importações aumentaram 181,4% em relação ao mesmo período de 2022, sendo que 98% das importações de lácteos feitas pelo Brasil vieram dos países do Mercosul.

Dados importantes

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, produzindo aproximadamente 3 bilhões de litros por ano. O Estado tem na produção leiteira a terceira maior cadeia produtiva, ficando atrás apenas da produção de aves e suínos.

Aproximadamente 75% da produção de leite do Estado é fornecida pela região Oeste, sendo Concórdia a maior produtora catarinense. De acordo com o deputado Altair Silva, o objetivo do debate é ouvir o setor que vem sofrendo para conseguir vender a produção.

Saneamento e Mobilidade

Já nessa terça-feira, 5, o Plenarinho Deputado Paulo Stuart vai receber às 10 horas a audiência pública sobre a “Mobilidade da BR-101”.  Essa reunião foi proposta pela Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano e vai discutir a trafegabilidade da BR-101, no trecho entre Governador Celso Ramos a Barra Velha, com autoridades e representantes do setor.

Às 18h30min, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público vai comandar a audiência pública para debater a situação do Sistema de Esgoto da Praia dos Ingleses, no norte da Ilha. O encontro vai acontecer na sede da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa (Afalesc), na estrada Vereador Onildo Lemos, 115, Ingleses do Rio Vermelho.

Na quarta-feira, 6, véspera do feriado da Independência, está programado o lançamento da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar, proposta pelo gabinete do deputado Marquito (PSol).

Depois desses encontros, os deputados estaduais vão visitar as suas bases eleitorais e retornam aos trabalhos na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, 11.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores