Nos últimos meses a política na cidade de Tubarão tem dado reviravoltas e vários nomes surgem para a disputa da Prefeitura da cidade na eleição de 2024.
No início deste ano o ex-vice-prefeito Caio Tokarski (UB) era o nome do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) para ser o candidato do governo municipal na eleição municipal do ano que vem.
Veio a Operação Mensageiro e prendeu o prefeito e o vice e ambos acabaram fora do processo eleitoral de Tubarão. Passados nove meses de 2023, Joares Ponticelli, já solto, quer encontrar um novo candidato para bater de frente com a provável candidatura do atual chefe da Casa Civil do Estado, Estêner Soratto Junior (PL).
E, pela proximidade que Joares Ponticelli sempre teve com o governo anterior do Estado, o nome de Carlos Moisés da Silva (Republicanos) surge com cada vez mais força para ser o escolhido como candidato do grupo do ex-prefeito.
Carlos Moisés está trabalhando com muito afinco no sul do Estado para fortalecer o Republicanos e conseguir fazer um bom número de vereadores nas 46 cidades que compõe a região.
Ele já disse que não tem interesse em ser candidato na eleição de 2024. Mas as forças políticas de Tubarão tentam demovê-lo dessa decisão, pois querem manter o comando da política local por mais 4 anos.
Já Moisés pensa mesmo em 2026, pois ele pensa em sair candidato a deputado estadual onde vê uma possibilidade maior de sucesso. Se sair candidato a prefeito em Tubarão e perder, até essa candidatura de 2026 pode sofrer abalos, mas se vencer, sai fortalecido no sul de Santa Catarina e aí pode até pensar em voos mais altos.
Mas com o governador Jorginho Mello (PL) querendo acabar de vez com o prestígio do ex-governador Moisés, talvez seja mais interessante apenas colocar o Republicanos na base de apoio do candidato do PP do que ele ser o nome da disputa.
No meio disso tudo está o atual prefeito Jairo Cascaes (PSD) e Moisés Nunes (PP), que assumiram a Prefeitura numa eleição indireta depois da renúncia de Ponticelli e Tokarski. Eles se elegeram com o apoio do grupo do ex-prefeito de Tubarão, mas hoje já são aliciados pelo PL.
Jorginho Mello não abre mão da candidatura de Soratto e pensa em ter o apoio do PSD em 2024. Com isso o nome de Jairo Cascaes surge como opção para a composição política e, consequentemente, enfraquecer a ala dos adversários.
Mas, como em todas as cidades do Estado, tudo são conversas e especulações, mas nenhuma possibilidade, por mais estranham que possa parecer, está sendo descartada para que os candidatos tenham êxito na eleição de outubro de 2024.
Adicionar comentário