O governador Jorginho Mello e a comitiva do Governo Federal sobrevoaram nessa quarta-feira, 11, as cidades atingidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina com o objetivo de assegurar auxílio financeiro para a reconstrução dos municípios afetados.
O governador de Santa Catarina disse que a prioridade é investir em dragagens dos rios. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a sinergia entre as defesas civis nacional, estaduais e municipais.
Um dos compromissos do roteiro foi a assinatura do termo de adesão do Estado ao Pacto pela Governança da Água, que busca fortalecer a relação institucional entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os Estados, por meio da cooperação para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança das barragens.
O acordo foi assinado pelo governador Jorginho Mello, pelo ministro Waldez Góes e pelo diretor-presidente de Águas e Saneamento Básico, Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos.
Estavam presentes no ato o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder, o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmerman, e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Além de Waldez Góes, participaram da comitiva Federal a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Nery de Lima (PT), o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, a senadora Ivete da Silveira (MDB) e deputados da bancada federal.
Eles desembarcaram por volta das 8h30 no aeroporto de Navegantes e sobrevoaram a região do Vale do Itajaí. Depois, por terra, percorreram algumas localidades de Blumenau atingidas pelas chuvas.
Em Blumenau, a comitiva foi recebida pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) na Prefeitura Municipal onde participaram de uma reunião com a Defesa Civil regional. Com o Rio Itajaí-açu estando com 6,47 metros, ainda se mantém o estado de alerta.
SITUAÇÃO DO ESTADO
De acordo com o último relatório da Defesa Civil de SC, não houve alteração nas ocorrências, sendo que permanecem em 136 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4.
Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.
O governo de Santa Catarina tem alertado a população sobre risco de possíveis deslizamentos, pois o solo ainda permanece encharcado, e a previsão é de mais chuvas fortes no Estado a partir de quarta-feira. Se necessário, o cidadão deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199; ou Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.
Adicionar comentário