Prefeito de Taió diz que barragens estão fechadas por causa da Oktoberfest

Na noite de terça-feira, 10, começou a circular em grupos de redes sociais um vídeo do prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen (MDB), onde ele faz um apelo para uma pessoa de nome Fred, aparentemente representando a Defesa Civil do Estado, para que as comportas da barragem de Taió fosse aberta.

No vídeo, ele questiona a prioridade dada para Blumenau realizar a Oktoberfest em detrimento das necessidades urgentes de sua cidade, que foi uma das mais atingidas pelas águas no último fim de semana.

Horst diz que “vocês estão focados apenas em festividades enquanto Taió enfrenta uma das piores enchentes de sua história. Isso é brincar com as vidas dos cidadãos de Santa Catarina”.

Ele continua dizendo que “estamos à beira de uma tragédia iminente e vocês estão preocupados com a festa. Pessoas podem perder suas vidas enquanto as festividades acontecem. Eu responsabilizarei aqueles que estão priorizando festas neste momento crítico. Taió é parte deste Estado e merece atenção e respeito, especialmente agora. Precisamos que as comportas sejam abertas imediatamente para evitar mais danos e tragédias”.

Numa outra parte do vídeo, o prefeito de Taió enfatiza que “se passarmos de 12h40, pessoas podem morrer. Blumenau não precisa estar completamente seca enquanto Taió está submersa. Precisamos agir agora. Esse não é o momento para pensar em festas ou bilheterias. O foco deve ser o bem-estar dos cidadãos de Taió e de todo o Estado”.

A preocupação do prefeito Horst Alexandre é que as barragens de Taió e de Ituporanga, que estão com 100% da capacidade e inclusive verteram água sobre as comportas, continuem cheias, mesmo com uma previsão de chuvas volumosas para as próximas horas.

Depois da pressão feita pelo prefeito, as comportas da barragem de Taió serão gradativamente abertas para que o reservatório de água diminua e possa servir de proteção para a região mais castigada pelas cheias nesse mês de outubro. Segundo o prefeito, “a tragédia seria inevitável caso a barragem não fosse escoada com urgência”.

Já a Oktoberfest de Blumenau será retomada nessa quarta-feira, 11, com a previsão de abertura do Parque Vila Germânica a partir das 18h. A festa foi suspensa na sexta-feira, 6, por causa da enchente na cidade.

Mesmo com a previsão de mais chuvas entre quarta e quinta-feira, a Prefeitura decidiu manter o retorno da festa, pois entende que, nesse momento, não há a possibilidade de uma nova cheia.

Veja o vídeo do prefeito Horst Alexandre Purnhagen (MDB):

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores