No julgamento de quinta-feira, 26, que poderia definir se o senador Jorge Seif (PL) continuaria no cargo ou seria cassado, a decisão acabou postergada porque quatro Desembargadores pediram vistas do processo.
Com isso, o julgamento terá seu reinício as 17 horas do dia 7 de novembro. Mas antes de ser paralisado, a desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta votou pela não cassação de Seif, mesmo reconhecendo o possível uso irregular das aeronaves do empresário Luciano Hang e da estrutura da Havan durante a campanha de 2022.
Mas ela entende que, mesmo com o apoio de Luciano Hang, não houve interferência no resultado final da votação de Seif, que recebeu 1.484.110 votos (39,79%).
Depois de Maria do Rocio, votou o juiz eleitoral Otávio José Minatto, que também decidiu não cassar o senador do PL. Ele alegou que na ação do PSD, partido do ex-governador Raimundo Colombo, não ficou claro a comprovação das supostas ilegalidades atribuídas a Seif.
Com isso, Jorge Seif sai na frente com dois votos favoráveis e lá no dia 7 de novembro entra mais tranquilo para conseguir manter seu mandato, já que os dois primeiros julgadores entendem que que o que foi apresentado na ação não foi suficiente para mudar o resultado da eleição.
Obviamente que toda essa discussão vai acabar em Brasília, um lugar muito mais inóspito para o senador bolsonarista, mas muito provavelmente somente em 2024, quando a grande maioria dos políticos vão estar com a cabeça nas eleições municipais.
Fato é que a cassação de Seif já é considerada provável, pois no caso do ex-prefeito de Brusque, Ari Vechi, aconteceu a mesma coisa. Ele venceu em Santa Catarina e perdeu na capital Federal.
Então, se isso acontecer e houver uma nova eleição para o Senado, Seif já pediu que a sua esposa, Catiane Seif, que hoje é a secretária-adjunta de Turismo de Santa Catarina, seja a candidata do PL.
Mas o partido já pensa também no nome da deputada federal Caroline de Toni (PL), que em 2022 foi a deputada federal mais votada do Estado, com 227.632 votos. Os liberais não querem de jeito nenhum perder essa vaga e vão usar a força do bolsonarismo e o mote da perseguição política para reverter o quadro.
MEDALHA DOS “3 Is”
Mesmo de olho no julgamento do seu mandato, o senador Jorge Seif (PL) arrumou um tempo para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, na sede nacional do Partido Liberal em Brasília, e foi presenteado com a medalha “3 Is”.
Bolsonaro disse que Seif foi adotado por ele e vem fazendo um grande trabalho como senador. Mas essa medalha, segundo o ex-presidente, não é para quem reivindica, mas sim para quem a merece.
Veja o vídeo onde Bolsonaro entrega a medalha para Jorge Seif:
Adicionar comentário