No fim da noite de domingo, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) postou no seu perfil do Instagram um vídeo, produzido pela Prefeitura de Blumenau, mostrando que a 38ª edição da Oktoberfest também sofreu com as enchentes ocorridas no mês de outubro deste ano.
Tudo porque, no dia 10 de outubro, circulou um vídeo do prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen (MDB), dizendo que as barragens do Alto Vale estavam fechadas para que Blumenau pudesse reabrir os portões dos pavilhões da Vila Germânica para que a Oktoberfest fosse realizada enquanto a sua cidade estava debaixo d´água.
Mais tarde essa afirmação acabou sendo desmentida pelos técnicos da Defesa Civil, mas mesmo assim o governador Jorginho Mello (PL) acabou atendendo o pedido de Horst e mandou abrir as comportas da barragem de Taió para que ela pudesse, mais tarde, receber a água das chuvas que estavam por vir.
O vídeo mostra o impacto que as enchentes tiveram para a história da festa e todo o trabalho feito pela administração de Blumenau para a realização da Oktoberfest de 2023.
No vídeo foi colocado as imagens dos trabalhadores do Parque Vila Germânica desmontando os setores dos pavilhões por conta da enchente e diz que “não havia motivos para nos alegrar, pois nossos vizinhos em cidades próximas já enfrentavam cenários desoladores”.
Mais à frente o relato do vídeo diz que a organização da festa recebeu a autorização da Defesa Civil para remontar a estrutura e reabrir a festa para o público.
Segundo o próprio prefeito Mário, não foram tomadas decisões sobre a Oktoberfest exigindo do Governo do Estado que as barragens ficassem fechadas para que Blumenau não fosse novamente atingida pelas águas.
Em 2023 as cidades dos Alto Vale realmente foram as mais atingidas pelas cheias, mas o fato de prefeitos das cidades daquela região culparem Blumenau pelo fechamento das barragens não é coerente e nem aceitável, pois para se abrir ou fechar as barragens em Santa Catarina, há critérios técnicos dentro da Defesa Civil que norteiam essas ações.
Veja o vídeo da Prefeitura de Blumenau:
Adicionar comentário