Em um almoço em Joinville nesta terça-feira, 8, os partidos Novo e PSD de Santa Catarina firmaram um acordo para uma coligação na eleição de 2024 na cidade mais populosa de Santa Catarina.
A carta compromisso lista vários itens onde os dois partidos se comprometem a cumprir o acordo em caso de vitória nas urnas no ano que vem. Ficou acertado que o prefeito Adriano Silva (Novo) e a vice Rejane Gambin (Novo) serão os candidatos da coligação que concorrerão a reeleição.
Além do prefeito e da vice de Joinville, estavam presentes o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, o presidente estadual do Novo, Kahlil Zattar, o presidente municipal do Novo, Daniel Cardoso J., o ex-candidato a governados do Novo, Odair Tramontin, o prefeito de Chapecó, João rodrigues, os deputados estaduais Júlio Garcia e Napoleão Bernardes, o deputado federal Ismael dos Santos e a sua esposa e suplente de senadora de Esperidião Amin (PP), Denise dos Santos.
De acordo com o prefeito Adriano Silva, a formalização dessa carta é uma forma de informar e deixar bem claro aos filiados todos os termos e obrigações de cada legenda, mostrando que não há nenhum interesse pessoal, mas sim coletivo.
Já Eron Giordano diz que esse acordo vinha sendo discutido há algum tempo e hoje ele foi selado. Ele confirma que a carta deixa claro que não há favorecimento de pessoas, mas sim de ideias.
Como Tramontin e Denise estavam presentes em Joinville, fica claro que o Novo e o PSD estarão juntos em Blumenau também e muito possivelmente com o apoio do União Brasil, já que Tramontin tem se reunido com constância com os vereadores blumenauenses Carlos Wagner (UB) e Gilson de Souza (Patriota), que deve em março se transferir para o União Brasil.
No caso de Blumenau, Tramontin seria o candidato a prefeito e Denise dos Santos a vice. Essa parceria, que também deve se estender para as cidades de Florianópolis, Chapecó e Criciúma, é uma estratégia de disputar com a mesma força contra o PL de Jorginho Mello não só em 2024, mas também em 2026.
LEIA ABAIXO A CARTA ASSINADA NA CIDADE DE JOINVILLE:
Memorando de acordo para coligação partidária:
Tendo em vista as Eleições Municipais de 2024 os diretórios Estaduais do NOVO e do PSD, por meio de seus presidentes, tecem as seguintes condições no que tange a coligação para à chapa majoritária da cidade de Joinville:
- Os atuais mandatários, prefeito e vice-prefeita, serão os candidatos que buscarão a reeleição.
- As articulações devem priorizar os partidos com a mesma afinidade ideológica.
- Os compromissos assumidos por ambos os lados devem ser transparentes e alinhados com os princípios e valores do NOVO, que são: liberdade com responsabilidade; o indivíduo é o agente de mudanças; são as pessoas que criam riquezas; livre mercado; visão de longo prazo; e todos são iguais perante a lei.
- Todos os cargos comissionados na Prefeitura precisam ser preenchidos com pessoas que tenham formação na área a que pretendem trabalhar. Também precisam trabalhar juntos com as demais áreas de gestão municipal, visando sempre o melhor para o cidadão.
- Os partidos deverão se comprometer a apoiar o executivo, sempre que necessário, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), Comissões, Assembleia e Reuniões, com os itens abaixo:
- Desenvolver a saúde através de mais eficiência na região do Hospital São José e nas Unidades de Pronto-Atendimento, seja através de PPPs ou OSs.
- Criar condições de reduzir os gastos da Prefeitura, como privatizações, PPPs ou concessões.
- Aprovar novos financiamentos e buscar recursos nos demais entes federativos para obras de Infraestrutura.
- Manter o número de vereadores em 19.
- Articular uma base na CVJ que permita aprovar os principais projetos para a cidade.
- Reduzir custos na CVJ e buscar melhorias na sua gestão e governança.
- Melhorar o Pacto Federativo para aumentar os recursos aos municípios.
- Toda a comunicação e os pronunciamentos externos sobre este Acordo para a Coligação Partidária serão feitos por meios dos Presidentes Estaduais do NOVO e do PSD.
Joinville, 8 de novembro de 2023.
Assinaram a nota Kahlil Zattar, presidente estadual do Novo; Eron Giordani, presidente estadual do PSD; prefeito de Joinville, Adriano Silva; a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, e Daniel Cardoso Jr, presidente do Novo de Joinville.
Adicionar comentário