Jorginho Mello apresenta ações do Governo de SC para a temporada de verão

Na manhã dessa sexta-feira, 15, o governador Jorginho Mello (PL) e Evandro Neiva, secretário de Turismo do Estado, lançaram oficialmente um pacote de ações para a temporada de verão que foi nominado como “Estação Verão”.

Segundo o governador, o esforço conjunto tem como objetivo organizar os trabalhos do Estado em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e um aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que o verão pode proporcionar.

A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros estados e internacionais venham para as cidades catarinenses.

Para organização dos trabalhos das diversas secretarias do Estado, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos a Polícia Científica, a Polícia Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Casan, a Celesc, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.

“Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão, não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes”, destaca o governador Jorginho Mello.

Além da ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, a Estação Verão conta com a participação de organizações do setor privado como o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), com o objetivo de destacar o estado nacionalmente e internacionalmente nesse período.

Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina.

Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, Santa Catarina recebeu 10 premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, o que mostra o reconhecimento atual em nível nacional e deve aumentar o número de visitantes no estado.

As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior.

Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva “o turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos”.

No fim do evento, um termo de cooperação foi assinado entre todos os presentes para reforçar as ações conjuntas durante a Estação Verão.

Bombeiros Militares – Mais de 300 viaturas, incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, contará com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários.

Polícia Civil – A Polícia Civil de Santa Catarina realizará diversas ações de segurança pública objetivando uma resposta rápida. O reforço policial não será apenas para o atendimento do cidadão nos registros de ocorrências, mas também para o trabalho de investigação e outras ações específicas.

Polícia Militar – Vai atuar na Operação Veraneio dando mais segurança para os turistas e catarinenses. Serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial no período.

Celesc – Irá contratar equipes de reforço, realocando a equipe para áreas com mais movimento, além do posicionamento de Subestações móveis, torres de Emergência, novas Subestações e a ampliação da capacidade de outras. Vai contar com mais de 1.200 profissionais entre eletricistas e atendentes comerciais para fazer frente às ocorrências em campo entre os meses de dezembro a março nas regiões do litoral.

Casan – Terá um investimento de mais de R$ 40 milhões em melhorias para as operações na Estação Verão. Haverá uma mobilização para a inspeção de ligações de água e esgoto, criação de um disque-denúncia de irregularidades via número de WhatsApp e a instalação de dois QGs em Florianópolis.

Saúde – Irá focar seus reforços no combate à dengue, treinando profissionais e realizando campanhas. No Samu também haverá reforços no seu atendimento nas centrais, garantindo agilidade e qualidade na resposta às chamadas por meio do 192.

IMA – Irá aumentar a frequência de coleta de balneabilidade em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 08 de janeiro até 31 de março de 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores