O ano do Legislativo catarinense encerrou na terça-feira, 19, com a aprovação de importantes projetos de lei de autoria da deputada Paulinha (Podemos) que, segundo ela, vão melhorar a vida dos catarinenses.
O primeiro autoriza o pagamento via Pix ou cartão de débito e crédito no Ferry Boat e o segundo torna permanente o programa antigranizo, ambos aprovados em plenário e que seguem agora para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Com a aprovação da proposta da deputada, fazer a travessia de Ferry Boat entre Itajaí e Navegantes vai facilitar a vida de quem usa a embarcação, pois depois de sancionada, as pessoas vão poder pagar a travessia com o Pix ou com cartão de débito e crédito.
O PL vai obrigar as empresas concessionárias do serviço público de transporte hidroviário, fluvial, lacustre ou marítimo, como balsa e Ferry Boat, a receber o pagamento da tarifa nessas modalidades.
“A medida é para beneficiar o cidadão, facilitar a vida de quem precisa usar esse trecho para se deslocar. Afinal, é o passageiro que deve escolher a melhor forma de pagamento. Nós precisamos acompanhar as mudanças da sociedade, já que cada vez menos pessoas usam dinheiro em espécie no dia a dia”, destacou a Paulinha.
Projeto Antigranizo Permanente
Outro projeto aprovado em plenário busca apoiar os produtores da agricultura familiar. De acordo com a deputada, o foco é destinar recursos aos produtores para que eles possam aplicar na tecnologia de antigranizo, evitando e reduzindo os prejuízos causados pelo fenômeno em Santa Catarina.
“Essa era uma luta de anos. As culturas da maçã e da erva mate, por exemplo, sofrem muito com os momentos de chuva de granizo. Agora, com a criação do programa de forma permanente, nós vamos ter assegurado que todos os anos o governo destinará esse recurso para as famílias, poupando muitas safras aqui no Estado”, finalizou.
Adicionar comentário