Os deputados estaduais Matheus Cadorin (Novo) e Vicente Caropreso (PSDB) chamaram a atenção na sessão de quinta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Estado para o veto do governador Jorginho Mello (PL) à emenda que destinava R$15 milhões para as corporações de bombeiros voluntários.
Com esse veto, os recursos não chegarão às corporações nos municípios. Cadorin pede que os demais deputados se sensibilizem com esse tema e lembrou que essa emenda foi assinada por 20 parlamentares da Casa para garantir uma base de sustentação para as atividades dos bombeiros voluntários.
Já Caropreso disse estar preocupado com a intenção do Governo do Estado de destinar parte dos recursos provenientes das contribuições de análises de riscos para que as prefeituras assumam os custos dos bombeiros voluntários.
Matheus Cadorin reforçou a importância histórica e a eficiência do modelo de bombeiros voluntários em Santa Catarina e disse que essas corporações têm mais de 130 anos de atuação, atendendo cerca de 1,6 milhão de habitantes em todo o estado.
Além disso, o deputado ressaltou que o valor solicitado na emenda representa um investimento mínimo por habitante, evidenciando o custo-benefício altamente eficaz desse serviço de segurança.
Os demais deputados anunciaram a intenção de mobilizar seus colegas parlamentares, tanto da frente parlamentar do bombeiro voluntário quanto aqueles que não fazem parte dela, para sensibilizar o governo e buscar a derrubada do veto na Assembleia Legislativa, assegurando assim a continuidade do apoio financeiro às corporações de bombeiros voluntários.
Adicionar comentário