Na sexta-feira, 19, o Podemos se reuniu para decidir qual o pré-candidato já colocado na disputa a prefeito o partido iria apoiar em Itajaí. O encontro aconteceu na cidade e contou com a presença da presidente estadual da sigla, deputada Paulinha, que também acumula a presidência do Podemos no município.
Foram apresentadas todas as opções de pré-candidaturas majoritárias já anunciadas, mas a escolha do partido foi por Osmar Teixeira, do PSD.
Depois da decisão tomada, Osmar foi chamado para participar da reunião para reforçar a parceria entre os partidos para as eleições de 2024.
Aos 25 anos, Osmar Teixeira é o vereador mais jovem de Itajaí e foi o terceiro mais votado nas eleições de 2020. Em 2022, fez 24 mil votos para deputado estadual e hoje integra a oposição ao governo do prefeito Volnei Morastoni (MDB).
“O mais importante é que o grupo está unido em torno do mesmo projeto, com o firme propósito de apresentar uma nova proposta de governo para Itajaí, que não passa pela negociação de cargos e espaços políticos. Não pedimos nenhum cargo na prefeitura em troca de apoio. O que queremos é o compromisso do futuro prefeito, se assim a população decidir, de oferecer uma alimentação escolar digna para as crianças, por exemplo. A escolha pelo Osmar não se deu por vantagens pessoais. O que buscamos é uma Itajaí mais forte e mais digna para todas as pessoas. E o grupo entendeu que o Osmar representa essa mudança hoje”, enfatizou Paulinha.
Paulinha concluiu dizendo que “o Podemos de itajaí estava em falência múltipla dos órgãos, muito pelo desprezo absoluto aos filiados pelo antigo presidente, que passou mais de um ano sem fazer uma reunião do partido sequer. Agora, as pessoas têm uma agenda mensal, elas participam e decidem como querem se posicionar de forma coletiva. E é só assim que construiremos um partido de verdade”.
O CENÁRIO
Depois de 28 anos, Volnei Morastoni (MDB) e Jandir Belline (PP) não vão mais administrar a Prefeitura de Itajaí.
Desde 1º de janeiro de 1997, quando Belline se elegeu pela primeira vez, eles vêm se revezando na administração municipal, mas em 2024 nenhum deles estará na disputa e Itajaí terá um novo prefeito.
Além de Osmar Teixeira (PSD), a disputa em Itajaí já tem confirmado os nomes do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que vai tentar manter o partido na Prefeitura; e o PL praticamente definiu o nome do secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do Estado, Robison Coelho.
O PT vai concorrer com o pré-candidato João Paulo Tavares Gama; o PSDB deve lançar a vereadora Ana Carolina Cristofolini Martins nessa eleição; o União Brasil virá com Márcio Gonçalves e o PDT deve entrar na briga com o atual vice-prefeito Marcelo Sodré.
Adicionar comentário