No início da tarde desta quarta-feira, 8, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gravou e publicou um vídeo na sua rede social que desmente uma fala da jornalista Natuza Nery, da Globo News.
Natuza falou na Globo News que o influenciador Pablo Marçal teria publicado Fake News que informavam que caminhões, que levavam os mantimentos para as vítimas da enchente do Rio Grande do Sul, estavam sendo barrados e multados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
“Uma dessas fake news dava conta de que os caminhões de doação estavam sendo barrados no Rio Grande do Sul porque não tinham nota fiscal. É de uma irresponsabilidade, isso partiu de um endereço certo. Isso partiu de um coaching chamado Pablo Marçal que postou um vídeo contando essa mentira”, disse Natuza Nery.
Vários parlamentares catarinenses e gaúchos correram para as redes sociais e publicaram reportagens da Rede Record e do SBT que mostram que o fato aconteceu na divisa de Santa Catarina com o estado vizinho.
Segundo as matérias, os caminhões realmente foram multados por, segundo a ANTT, excesso de peso e falta de nota fiscal dos produtos doados. As multas giraram em torno de R$ 200,00 para cada carreta onde esses casos foram constatados pelo órgão.
O governador Jorginho Mello também postou um vídeo ao lado de Samuel Vidal, que é funcionário da Defesa Civil da Prefeitura de Florianópolis, mostrando que os fatos ocorreram e que ele, como governador de Santa Catarina, pede que a ANTT reveja os procedimentos, pois as cargas em doação não têm nota fiscal e os veículos estão transportando os produtos para salvar vidas no RS.
Comunicado da ANTT
Mais tarde, a ANTT emitiu uma nota dizendo que não está retendo veículos com doações e que eles passam apenas por uma verificação de documentos do veículo e CNH. Caso sejam constatadas autuações por essas situações emergenciais, as multas serão canceladas.
Mas nestes casos, as Defesas Civis dos municípios e dos estados e os caminhoneiros terão que entrar com recurso informando para que essas multas sejam tiradas do sistema.
Já o influenciador e empresário Pablo Marçal disse que irá processar a Rede Globo de Televisão e a jornalista Natuza Nery pela fala no canal Globo News.
Veja o vídeo do governador Jorginho Mello (PL):
Adicionar comentário