Vereador de Blumenau questiona bebidas alcóolicas e sexualização em evento na Fundação Cultural

O vereador Emmanuel Tuca dos Santos (Novo) fez uma denúncia no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 14, sobre o evento “Somos Muitas”, que aconteceu de sexta-feira (9) até o último domingo (12), na Fundação Cultural de Blumenau.

Segundo ele, foram enviados vários vídeos e fotos que mostram a distribuição de bebidas alcóolicas e erotização durante o evento que, de acordo com o vereador, foi patrocinado pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria de Cultura, e que contou com a presença de menores de 18 anos.

Tuca disse que, nas imagens, é possível ver a entrega de bebidas alcóolicas para o público sem qualquer controle a respeito da idade dos participantes. Segundo a denúncia, não havia fiscalização em relação às classificações indicativas.

O vereador também falou que o evento previa a sexualização aberta em espaço público na sede da Secretaria de Cultura.

O vereador lembra que existe uma lei municipal (Lei nº 9.350, de 30 de maio de 2023) que proíbe esse tipo de apresentação nos espaços públicos para crianças e adolescentes.

“Testemunhamos um escândalo financiado pelo dinheiro público. Isso é inaceitável”, declarou Emmanuel Tuca dos Santos.

Ele denunciou também que no mesmo evento houve a promoção de uma pré-candidata à Prefeitura de Blumenau.

“Houve uma clara violação à legislação eleitoral”, finalizou o vereador, que compartilhou as imagens em suas redes sociais.

No seu requerimento, que ainda tem que ser analisado e votado em plenário, o vereador de Blumenau faz os seguintes questionamentos:

  • Foi autorizada pela Prefeitura/Secretaria de Cultura a venda ou distribuição gratuita de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos?
  • O projeto aprovado pela Prefeitura/Secretaria de Cultura previa a sexualização aberta ao espaço público?
  • Quem eram os responsáveis pelo controle de entrada e saída do local? Foram respeitadas as classificações indicativas?

Foi enviado para a assessoria de comunicação da Fundação Cultural de Blumenau os questionamentos. Foi solicitado que fossem reencaminhados para a secretária Sueli Petry via e-mail, mas que provavelmente ela só responderá na quarta-feira porque precisa conhecer os pontos levantados pelo vereador para encaminhar a nota em resposta.

Resposta da pré-candidata a prefeita de Blumenau do Psol, Rosane Magaly Martins:

Estive em todos os eventos do Projeto SOMOS MUITAS, dias 09, 10, 11 e 12 de maio últimos. Sou blumenauense, escritora e sempre atuei junto aos movimentos artísticos e culturais da cidade já na década de 80, quando presidi a Associação dos Poetas Independentes, integrei a Academia de Letras e a Sociedade dos Poetas de Blumenau e depois em 2007 e 2008 quando fui por duas vezes presidenta do Conselho Municipal de Cultura da cidade. Os organizadores citaram e agradeceram a presença de personalidades que trabalham e prestigiam a arte e a cultura em Blumenau.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores