Na noite de quinta-feira, 23, a Assembleia Geral da Unimed Blumenau aprovou por unanimidade a compra do Hospital Santa Catarina.
Com isso, a partir de 1º de julho de 2024, o hospital localizado na rua Amazonas, no bairro Garcia, será o mais novo hospital da Unimed.
Como é uma operação sigilosa, os valores da compra e os dados econômicos, financeiros e operacionais não foram e nem serão informados ao mercado.
Desde o dia 3 de maio que as partes vêm conversando para fechar o acordo de compra. Naquela data a Unimed fez uma nota informativa mostrando que ali estava se iniciando a possível aquisição do centro hospitalar.
Um memorando de entendimento não vinculante já tinha sido aprovado e as diretorias e conselhos da Unimed e do Hospital Santa Catarina já discutiam os termos econômicos, financeiros e operacionais.
Durante todo o mês de maio se buscou um modelo que assegurasse a continuidade da qualidade e da integridade do sistema de saúde da instituição.
A PARCERIA
A Unimed foi fundada há 52 anos e é a segunda maior estrutura do segmento no estado, com mais de 130 mil beneficiários e contando com mais de 1.000 cooperados e aproximadamente 600 colaboradores. O HSC de Blumenau é hoje o principal parceiro e representa mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente através do convênio.
Já o Hospital Santa Catarina conta hoje com uma área construída de mais de 21 mil metros quadrados, com 152 leitos de internação, entre eles, 20 leitos de CTI Adulto, 10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, 18 leitos da Clínica de Saúde Mental, seis salas cirúrgicas e 15 suítes, incluindo uma máster.
Hoje, o hospital tem hoje cerca de 1 mil funcionários, onde 40% destes da equipe de enfermagem e 400 médicos atuantes no Corpo Clínico em 46 especialidades.
A cada mês o HSC de Blumenau realiza uma média de 3.500 atendimentos no Pronto-Atendimento, 750 internações e cerca de 600 cirurgias.
A HISTÓRIA
O Hospital Santa Catarina de Blumenau nasceu de um desafio feito em 1915 pelo pastor Walter Mummelthey à assembleia do Sínodo Evangélico Santa Catarina e Paraná, de construir um hospital evangélico em Blumenau.
Após o desafio aceito, a Comunidade Evangélica cedeu o terreno e uma comissão assumiu a incumbência de arrecadar fundos e fiscalizar a construção, que teve início em fevereiro de 1916, em plena Primeira Guerra Mundial.
Apesar das dificuldades, o Hospital pode ser inaugurado no dia 27 de junho de 1920 com 50 leitos divididos em alas para homens e outra destinada as mulheres.
Adicionar comentário