Depois dos problemas com as chuvas no estado do Rio Grande do Sul, muito se falou das ações que os governos precisam ter em tempos de catástrofes climáticas no Brasil.
Mas Santa Catarina continua sendo o Estado com melhor organização para esse tipo de evento. Nessa semana, o jornal o Estado de São Paulo publicou uma longa matéria colocando como destaque a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí.
Na matéria, Blumenau é tida como uma referência nacional de monitoramento e alerta de chuvas, além da resposta rápida aos desastres climáticos. Segundo a jornalista Priscila Mengue, a cidade foi a que melhor se estruturou no sentido de evitar ou diminuir os impactos de problemas climáticos como os que aconteceram na cidade em 2008 e 2011.
A reportagem mostra que o especialista sênior em Gestão de Risco de Desastres do Banco Mundial na América Latina e no Caribe, Jack Campbell, citou a Blumenau como exemplo. “O AlertaBlu é um case mundial, de best practices global. Os moradores têm acesso ao aplicativo e interpretam aquela informação no âmbito muito local”, disse Jack.
Em 173 anos de existência, Blumenau já teve 95 enchentes e as mais graves foram as de 1983, 1984 e a de 2008. Mas somente nesta última que a Prefeitura de Blumenau decidiu por criar a Secretaria Municipal da Defesa Civil, que deu início a toda a organização que a cidade tem hoje.
De acordo com o secretário de Defesa Civil da Prefeitura, Olímpio Menestrina, “a enchente é o evento mais fácil de se fazer gestão nos dias de hoje. Todo ano fazemos simulados com comunidade, que sabe a hora de sair de casa”.
A Defesa Civil de Blumenau conta com o apoio de todos os demais órgãos públicos municipais e estaduais, como as Polícias Civil e Militar e também de voluntários, como Associações de Moradores e grupo de Jipeiros.
Em 2015 foi criado o aplicativo digital AlertaBlu, que é quem repassa todas as informações para os munícipes em caso de alertas de chuvas fortes, enchentes e deslizamentos. Em pouco tempo ele também servirá para informar sobre rotas de fuga em caso de alagamentos.
Além disso, Blumenau tem um sistema próprio de acompanhamento meteorológico, que faz projeções de riscos de chuva intensa, deslizamentos e enchentes. A cidade também conta com 18 redes de estações com 16 pluviômetros e um radar meteorológico que completa o sistema de medição do Rio Itajaí Açu.
Adicionar comentário