Carlos Wagner, que é mais conhecido como Alemão da Alumetal, é um empresário de Blumenau há mais de 30 anos que tem sua base eleitoral no bairro Vorstadt. É também membro da diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e se elegeu pela primeira vez vereador nas eleições de 2020, recebendo 2.220 votos.
Alemão é um incentivados do esporte, tendo criado no seu bairro uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes e também já foi patrocinador do Blumenau Esporte Clube através da sua empresa.
Mas nesse tempo em que está na Câmara Municipal, o maior destaque veio mesmo durante a enchente de outubro de 2023, quando teve atuação decisiva para colocar em funcionamento a barragem de José Boiteux.
Desde abril daquele ano Carlos Wagner vinha alertando as autoridades estaduais do problema que estava colocado naquela barragem. Ela estava sem o motor para a abertura e fechamento da comporta e, caso houvesse um período de grande volume de chuva, ela não poderia ser usada para represar a água do rio.
Ele cobrava do governador Jorginho Mello que fosse aberto um canal de comunicação com os índios para que o problema fosse resolvido, sob pena de termos várias cidades da região inundadas pela falta de um motor, que mais tarde descobriu-se que estava abandonado numa oficina de Rio do Sul.
Em julho de 2023 ele conseguiu uma audiência com o coronel Armando, que comandava a Defesa Civil do Estado na época, para tentar convencer o Governo do Estado a tomar uma providência, pois com a ativação da barragem, toda a região do Vale do Itajaí teria cerca de três metros de água a menos em caso de enchente.
As chuvas começaram a cair na região no início de outubro e o vereador convenceu o governador Jorginho Mello a intervir de forma mais enérgica para fazer com que os índios permitissem que ele fosse instalar o motor que colocou a barragem em funcionamento novamente.
Por falta de tempo para se fazer uma compra emergencial e por não haver verba destinada para a barragem, o vereador Carlo Wagner se uniu a outros empresários de Blumenau e pagaram do bolso o conserto, transporte e instalação da bomba que fez com que as comportas de José Boiteux voltassem a funcionar depois de mais de dois anos inativas.
A ESCOLHA
A escolha de Carlos Wagner para ser o vice do ex-promotor Odair Tramontin (Novo) se deu por conta de alguns pontos que, segundo o PSD e o partido Novo, devem completar o perfil do candidato a prefeito na campanha e numa futura administração, caso sejam eleitos.
Alemão é visto como um empresário e político que trafega muito bem na classe empresarial e nas comunidades e tem a mesma visão do Novo sobre a gerência de uma Prefeitura. Ambos entendem que a administração pública deva ser tratada como uma empresa onde os recursos não podem e não devam ser desperdiçados.
Se essa dupla dará certo só o tempo dirá, mas imagina-se que eles serão os principais candidatos que farão a aposição ao governo do prefeito Mário Hildebrandt (PL).
Uma visão mais empresarial junto à prefeitura poe fazer muita diferença em termos de administração. O corte nas despesas desnecessárias e investimento onde realmente é preciso. Acredito que temos uma boa opção com a dupla Odair – Carlos.