Sem surpresas nas convenções municipais das principais cidades de SC

Hoje é o último dia de convenções municipais nas 295 cidades de Santa Catarina. Até aqui, nenhuma surpresa, tanto em indicação de candidatos quanto de coligações que foram aprovadas pelos partidos catarinenses.

A esquerda, mais uma vez, não consegue se entender para a formação de uma frente ampla e nos principais municípios, como Florianópolis e Blumenau, saem com mais candidatos, dividindo o voto e diminuindo a chance de êxito.

Até aqui, temos alguns candidatos que largam bem nessa campanha e já colocam boa frente sobre os adversários. Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD), que busca a reeleição, tem a maior coligação, tem um bom número de candidatos a vereador, tem o apoio do governador Jorginho Mello e tem boa vantagem nas pesquisas partidárias.

Em Joinville, o prefeito Adriano Silva (Novo), que também busca a reeleição, tem o mesmo cenário de Topázio e hoje já tem até a possibilidade de vencer no primeiro turno.

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages, também tem ampla vantagem sobre os demais candidatos e, no atual cenário, dificilmente perde essa eleição.

Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú e Leonel Pavan em Camboriú também estão com boa vantagem sobre os demais candidatos e pode concretizar a dobradinha entre as duas cidades, que é uma promessa de campanha de ambos.

O prefeito João Rodrigues (PSD), em Chapecó, também não tem um adversário que tenha a força para evitar a sua reeleição. A vantagem é tão boa que até o PL de Jorginho Mello já cogita apoiá-lo em 2024.

Em cidades como São José, Criciúma, Blumenau e Itajaí a disputa tem um favorito, mas ninguém ousa cravar que esse favorito irá vencer. Ricardo Guidi (PL), em Criciúma, tem vantagem sobre Vaguinho Espíndola (PSD), mas lá a disputa promete ser acirrada e muito hostil.

Essa sensação também se tem em São José, onde o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), que busca a reeleição, disputa a Prefeitura Municipal contra a ex-prefeita e ex-aliada Adeliana Dal Pont (PL).

Em Blumenau, o deputado estadual Egídio Ferrari (PL) tem a maior coligação, a maior nominata de vereadores e o apoio do prefeito Mário Hildebrandt (PL) e do governador Jorginho Mello (PL). esse cenário o coloca na obrigação de vencer, mas como deve ter o segundo turno, o ex-promotor Odair Tramontin (Novo) e a deputada federal Ana Paula Lima (PT) vão disputar a provável segunda vaga.

Em Itajaí, três candidaturas devem disputar com mais chances a cadeira do prefeito Volnei Morastoni (MDB). O vereador Osmar Teixeira (PSD), Robison Coelho (PL) e o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) devem disputar voto a voto a eleição da cidade com maior Pib do Estado.

Chiodini tem a coligação mais forte, Osmar Teixeira está na frente nas pesquisas e Robison tem a força do Governo do Estado, com Bolsonaro e Jorginho Mello podendo impulsionar a sua candidatura.   

No mais, na maioria das cidades a eleição municipal será bem disputada e a partir de agora é que se começa a analisar o cenário para ver quem realmente tem chance de vitória. A campanha, de fato, começa dia 16, mas desde já os candidatos já são figuras presentes na vida do eleitor catarinense, pelo menos até o dia 6 de outubro, data da votação no primeiro turno.          

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores