Santa Catarina já tem o primeiro prefeito “quase” eleito na disputa municipal de 2024

Oficialmente, a eleição municipal de 2024 iniciou no dia 16 deste mês e teoricamente todos os candidatos terão que fazer as suas campanhas junto ao eleitor catarinense para tentarem ser o novo prefeito ou vereador de suas cidades.

Bem, isso acontece em 294 cidades do Estado, porque em Ouro, localizada na região do Meio Oeste, essa lógica não se aplica. Ouro é um município de 61 anos que faz fronteira com cidades como Joaçaba, Capinzal e Jaborá e com uma população de pouco mais de sete mil habitantes.

Pois bem, em Ouro há apenas uma candidatura concorrendo ao cargo de prefeito e a cidade terá 37 candidatos à Câmara de Vereadores. O candidato é o atual prefeito Claudir “Dire” Duarte (PL), que vai buscar a reeleição e para isso tem o apoio do governador Jorginho Mello. O seu vice é o comerciante Rene Modena, do Partido Progressista.

No caso dele, esse ou qualquer outro apoio não fará nenhuma diferença em 2024, pois bastará que ele mesmo vá até a sua seção de votação e vote em si próprio para garantir mais quatro anos na Prefeitura Municipal.

Duarte só não será o prefeito de Ouro a partir de janeiro de 2025 se algo muito grave acontecer ou se ele não quiser. Mas mesmo que ele rejeite o cargo, teria que convencer a sua esposa, seus filhos, o seu vice e toda a população da cidade a “não” votar na sua chapa nessa eleição.

Obviamente que isso não vai acontecer e hoje ele é o único candidato a prefeito de Santa Catarina que já pode dizer que está eleito mesmo antes do dia 6 de outubro.

Na eleição de 2020, Dire, que estava no PSDB, se elegeu prefeito recebendo 2.927 votos, vencendo José Camilo Pastore (MDB), que obteve 1.746 votos. Mas mesmo que tivesse menos votos que o opositor, seria o novo prefeito de Ouro, pois Pastore teve a sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral.  

Já a Câmara de Vereadores da cidade tem 9 vagas a seres disputadas pelos 37 postulantes, ou seja, a cada 4 candidatos, um vai se eleger. Esse índice de chance chega a ser quatro vezes maior que nos municípios mais populosos do Estado.

Ouro tem hoje, segundo o último Censo do IBGE, 5.913 eleitores e na eleição de 2020 o vereador mais votado recebeu 400 votos e o eleito9 menos votado teve 164 votos.

Enfim, Ouro terá uma das eleições mais tranquilas do Brasil e por lá não teremos surpresas na escolha do próximo prefeito da cidade.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores