Um bom debate em Blumenau com surpresas e decepções

O Jornal de Santa Catarina e o NSC total fizeram o primeiro debate político com os candidatos a prefeito de Blumenau.

Estavam no estúdio da NSC os candidatos Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (Podemos) e Egídio Ferrari (PL) e as candidatas Ana Paula Lima (PT) e Rosane Magaly Martins (Psol).

Vimos que desde o primeiro bloco, o alvo principal era o candidato Egídio Ferrari muito por hoje representar a administração do prefeito Mário Hildebrandt (PL).

Mas neste debate vale uma análise individual de cada candidato, pois os cinco participantes tiveram aspectos particulares, positiva e negativamente, que podem ser melhorados ou mantidos nos próximos encontros.

Rosane Magaly Martins (Psol) – Bem, a candidata do Psol foi para o debate para efetivamente defender as bandeiras do seu partido. Procurou manter-se alijada dos confrontos dos demais candidatos e em certos momentos parecia que estava numa grande conversa de amigos.

O problema é que não apresentou nenhuma proposta que pudesse ser considerada diferente dos demais candidatos.

Ana Paula Lima (PT) – A deputada federal se mostrou segura, muito pela experiencia que já tem em debates, e procurou defender muitas propostas do Governo Lula para mostrar para o eleitor que tem um diálogo aberto com o Governo Federal. Falou de coisas feitas na administração de Décio Lima (PT), mas, como os demais, ficou muito fixada na proposta de tarfa zero do transporte público.

Egídio Ferrari (PL) – O delegado Egídio também pareceu a vontade no debate, mas esperava-se muito mais do candidato do governo, pois em alguns casos, como na pergunta do aumento da alíquota de aposentados do ISSBLU, pareceu pisar em ovos para não colocar a atual administração numa situação constraangedora.

Sua estratégia foi de atacar mais o PT de Ana Paula Lima muito para mostrar para o eleitorado bolsonarista que é o verdadeiro rrepresentante do ex-presidente em Blumenau. Sobre propostas, também não mostrou nenhuma novidade.

Odair Tramontin (Novo) – Já Odair Tramontin parecia nervoso ou desconfortável no debate. Errou algumas vezes quando deveria olhar para a câmera e teve uma certa dificuldade para apresentar as suas propostas, principalmente quando precisou usar as réplicas. Sobre suas ideias de governo, procurou defender o que o Novo prega, mas também não trouxe grandes inovações, mas ainda assim tem potencial para crescer.

Ricardo Alba (Podemos) – Alba talvez tenha sido a melhor surpresa do debate. Se mostrou seguro, focado e conseguiu colocar com clareza o que pretende fazer se for eleito. Elegeu a atual adminiustração e o candidato Egídio como seu principal alvo e, mesmo colocando as mesmas propostas dos demais candidatos, se apresentou melhor e mostrou ter estudado mais sobre os assuntos. Se aponntarmos um ponto negativo de Alba, talvez tenha sido a vestimenta, mas nada que comprometesse o seu desempenho no debate.

Enfim, foi um bom debate que deu a oportunidade para que os cinco candidatos mostrassem o que querem nessa campanha. Mas é preciso que tragam propostas que realmente mude a cidade de Blumenau, principalmente quando se fala em mobilidade urbana, saúde e desenvolvimento econômico.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores