As eleições municipais, que iniciaram na última sexta-feira, 16, contarão com 83 deputados federais candidatos, sendo que 18 são mulheres. São 74 concorrendo a vagas de prefeito, 2 de vice-prefeito e sete de vereador.
O número de deputados candidatos deste ano é superior às eleições de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito, somando 66 no total.
Com isso, a corrida municipal deste ano volta ao patamar de eleições anteriores, como a de 2016, quando 82 deputados foram candidatos. A relação, divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, está dividida entre 61 deputados titulares e 22 suplentes.
OS PARTIDOS
No total, 16 partidos lançaram deputados como candidatos. As legendas com o maior número de deputados candidatos são o PT (18) e o PL (16). Em seguida vêm União (7 candidatos), PP, PSD e Republicanos (6 candidatos cada) e MDB (5). Cidadania, PDT, Podemos, PSB e PSOL lançaram três deputados candidatos cada. Completando a lista, com um candidato cada, estão Avante, PSDB, PV e Solidariedade.
Entre os candidatos a prefeito, 24 deputados federais disputam vagas em 17 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo.
Em Santa Catarina, o deputado federal Carlos Chiodini, do MDB, vai tentar ser o prefeito da cidade de Itajaí. Já em Chapecó, no Oeste do Estado, o deputado federal Pedro Uczai, do PT, vai tentar voltar a Prefeitura da cidade, já que assumiu o cargo mais importante do município entre 2002 e 2004.
Já em Blumenau, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) vai disputar pela terceira vez o cargo de prefeita da cidade. Nas duas vezes anteriores, Ana Paula não teve êxito. Em Lages, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania) tenta pela segunda vez ser prefeita da cidade. Em 2020, ela perdeu a eleição por apenas 56 votos de diferença para o prefeito Antônio Ceron (PSD).
Em Criciúma, o PL de Jorginho Mello lançou o deputado federal Ricardo Guidi como candidato a prefeito. Guidi se elegeu deputado pelo PSD em 2022, mas neste ano deixou a legenda para ser o candidato de Bolsonaro na maior cidade do sul do Estado.
Já para a Câmara de Vereadores, Santa Catarina tem a suplente de deputada federal Carla Ayres, do PT. Ela já é vereadora em Florianópolis, mas assumiu a cadeira no Congresso Nacional em junho deste ano com a licença de 120 dias do deputado Pedro Uczai, que disputa a prefeitura de Chapecó.
Confira a lista de deputados candidatos no sul do Brasil:
Candidatos a prefeito
Aliel Machado (PV) – PONTA GROSSA/PR
Ana Paula Lima (PT) – BLUMENAU/SC
Carlos Chiodini (MDB) – ITAJAÍ/SC
Carmen Zanotto (CIDADANIA) – LAGES/SC
Denise Pessôa (PT) – CAXIAS DO SUL/RS
Diego Garcia (REPUBLICANOS) – LONDRINA/PR
Geraldo Mendes (UB) – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
Luciano Ducci (PSB) – CURITIBA/PR
Maria do Rosário (PT) – PORTO ALEGRE/RS
Pedro Uczai (PT) – CHAPECÓ/SC
Ricardo Guidi (PL) – CRICIÚMA/SC
Candidatos a vice-prefeito
Rosangela Moro (UB) – CURITIBA/PR
Candidatos a vereador
Carla Ayres (PT) – FLORIANÓPOLIS/SC
Adicionar comentário