Santa Catarina tem cinco cidades com apenas um candidato

Além da cidade de Ouro (Meio Oeste), que postei aqui no último fim se semana, outros quatro municípios catarinenses terão nas eleições municipais de 2024 apenas um candidato a prefeito.

O único candidato de Ouro é o atual prefeito Claudir “Dire” Duarte (PL), que vai buscar a reeleição com o apoio do governador Jorginho Mello. O seu vice é o comerciante Rene Modena, do Partido Progressista.

Os outros quatro são Meleiro, no sul de Santa Catarina; Peritiba, Planalto Alegre e Iraceminha, todas situadas no Oeste do Estado.

Peritiba é outra cidade de Santa Catarina que o atual prefeito vai buscar a reeleição. Paulo José Deitos, do PL, se elege se ganhar um único voto em 2024. Essa é a primeira vez que isso acontece na cidade. Em 2020, Deitos se elegeu prefeito recebendo 1.304 votos, tendo disputado aquele pleito contra Rafael Bervian (MDB) e Eder Gastmann (PT).

Como em Iraceminha o atual prefeito Jean Carlos Nyland (MDB) já está no segundo mandato, o único candidato na eleição deste ano passou a ser o atual vice-prefeito, Roberto Foresti (PL), que também está na administração da cidade desde 2016.

Já na cidade de Meleiro, o prefeito Eder Mattos (PL) também não pode mais se reeleger. Com isso, os liberais decidiram colocar como candidato o vereador Anderson Scardueli Nininho (PL), que em 2020 se elegeu para o primeiro mandato de vereador.

Em Planalto Alegre, o único candidato a prefeito é o ex-vereador Evandro Cleber Bet (PSD), que esteve na Câmara Municipal de 2012 a 2020. Evandro é irmão do ex-prefeito Juares Bet (PSD), que em 2020 perdeu a reeleição para o atual prefeito Sadi Dallacortte (PP), que em 2024 decidiu não buscar a sua reeleição.

Segundo a legislação eleitoral, nos casos em que há apenas uma candidatura na cidade, o candidato precisa receber, no mínimo, um voto para ser eleito com 100% dos votos válidos, pois todos os votos do município só poderão ir para este único candidato.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores