O PL de Jorginho Mello lançou em Santa Catarina 184 candidatos a prefeito e 131 candidatos a vice, totalizando 315 nomes.
Em Joinville, que é o maior colégio eleitoral do Estado, tem como candidato o deputado estadual Sargento Lima. Mas lá, o prefeito Adriano Silva (Novo), que busca a reeleição, é apontado nas pesquisas como o vencedor já no primeiro turno.
Em Florianópolis o PL será vice do prefeito Topázio Neto (PSD), tendo indicado a vereadora Maryanne Mattos para compor a chapa. Ele também tem boa vantagem de vitória para os demais candidatos já no primeiro turno, mas os liberais não são o cabeça da chapa.
E é por isso que a cidade de Blumenau se torna o maior colégio eleitoral de Santa Catarina que o governador Jorginho Mello tem mais chance de vitória com o PL comandando a chapa.
Lá o seu partido lançou o deputado estadual Egídio Ferrari, que até acertou tudo para ir para o MDB, mas logo depois preferiu assinar a ficha do Partido Liberal.
Além do governador, Egídio tem o apoio do prefeito Mário Hildebrandt, tem como sua vice a atual vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), tem o apoio dos deputados estaduais Ivan Naatz (PL) e Marcos da Rosa (UB), tem o apoio do ex-prefeito João Paulo Kleinubing (PL), conseguiu agrupar na sua coligação 7 partidos e tem 96 candidatos a vereador trabalhando pela sua candidatura.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Blumenau tem 265.491 aptos a votarem e esse número importa muito para o governador, pois caso seu candidato vença, pode ser o grande comandante da região para as eleições de 2026, quando o próprio Jorginho buscará a reeleição.
Os dois maiores adversários do PL em Blumenau são o ex-promotor de justiça Odair Tramontin (Novo) e a deputada federal Ana Paula Lima (PT). Mas depois do primeiro debate feito pelo NSC Total e Jornal de Santa Catarina, o ex-deputado estadual Ricardo Alba (Podemos) surge como uma nova opção para o eleitor da cidade.
Ness cenário, muito provavelmente Blumenau terá um segundo turno e aí os dois postulantes se equivalem e tornam a segunda parte da disputa mais equilibrada. A primeira pesquisa eleitoral em Blumenau será divulgada na próxima segunda-feira, 26, por uma rádio local e aí teremos uma visão melhor de quem realmente terá chance de vencer e estar nesse tão sonhado segundo turno.
Fato é que o governador Jorginho Mello vai trabalhar muito forte para eleger Egídio em Blumenau, já que, entre as maiores cidades, o PL está na frente das pesquisas apenas em Criciúma, com o deputado federal Ricardo Guidi.
Adicionar comentário