A notícia mais impactante desta sexta-feira, 30, na política de Santa Catarina foi o anúncio do apoio do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, a candidatura do prefeito Orvino Coelho de Ávila, de São José, na Grande Florianópolis.
O detalhe é que o PL de Silvinei tem como candidata na mesma cidade a ex-prefeita Adeliana Dal Pont. O problema é que durante a pandemia do Covid-19 Adeliana gravou vídeos criticando a conduta do então presidente Jair Bolsonaro, principalmente no que se refere as vacinas.
O próprio Jair Bolsonaro já tinha dado o recado para os políticos catarinenses do seu partido na última terça-feira, 27, quando se negou a tirar foto com o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo (PL), que busca a reeleição em 2024.
Lobo também foi um crítico de Bolsonaro durante a pandemia e, por isso, foi cortado da lista do ex-presidente de candidatos do PL de Santa Catarina que poderiam receber a sua benção.
Silvinei é uma figura que goza de muito prestígio junto a família Bolsonaro e, como um belo soldado, serviu de carteiro para que a mensagem do presidente de honra do PL seja entregue a todos os liberais aqui do Estado.
Silvinei era cotado para concorrer à Prefeitura de São José nessas eleições, mas o governador Jorginho Mello (PL) escolheu a ex-prefeita Adeliana, que tinha saído do PSD por divergências com Orvino.
No anúncio, Silvinei disse “eu conheço o prefeito Orvino. Além da forma como ele sempre me tratou, com muito respeito, ele foi um parceiro e a Prefeitura de São José sempre foi uma aliada da Polícia Rodoviária Federal e das pautas do Governo Federal durante a gestão do Presidente Bolsonaro”.
Já o prefeito Orvino falou ter muito orgulho desse apoio. “Silvinei é um orgulho da nossa cidade e sofreu uma grande injustiça. Nós, que temos fé, torcemos por esse momento e fico muito feliz que ele esteja junto nessa caminhada. Silvinei é uma das pessoas mais inteligentes e capacitadas e vai nos ajudar a planejar a próxima gestão”.
Com o apoio de Vasques, a candidatura de Orvino de Ávila fica mais forte e mais próxima do eleitorado bolsonarista de São José e o PSD catarinense ganha um presente inesperado que pode até impactar em outras cidades onde o PL tem candidaturas de ocasião.
Adicionar comentário