Quatro candidatos de cidades catarinenses têm eleição muito bem encaminhada

Nesta quinta-feira, 19, o Instituto 100% Cidades divulgou no Portal Exame.com mais uma pesquisa da corrida eleitoral da cidade de Florianópolis (SC).

Essa pesquisa, que está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-09118/2024, ouviu 600 pessoas entre os dias 13 e 18 de setembro e tem uma margem de erro de 4% para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

De acordo com os números da estimulada, o prefeito Topázio Neto (PSD), que busca a reeleição, tem 54,8% das intenções, seguido do deputado estadual Marquito (PSOL), com 14,2%, e em terceiro aparece o ex-senador Dário Berger (PSDB), que foi citado por 9,9% dos entrevistados.

Mais atrás aparece Vanderlei “Lela” Farias (PT) com 5,9%; Pedrão Silvestre (PP) com 5,7%; Carlos Muller (PSTU) com 1% e Brunno Dias (PCO) com 0,2%. Rogério Portanova (Avante) e Mateus Souza (PMB) não receberam votos dos entrevistados. Nenhum deles, branco e nulo ficou em 2% e indecisos, não sabe e não responderam somou 6,2% nessa pesquisa.   

Comparado com a pesquisa da 100% Cidades de 11 de setembro, Topázio Silveira Neto subiu 6,4 pontos percentuais, o que pela primeira vez nessa eleição o coloca como favorito para vencer já no primeiro turno, mesmo que a margem de erro seja aplicada.

O psolista Marquito, segundo a pesquisa, se consolidou na segunda posição e deixou o ex-prefeito Dário, que é apoiado pelo também ex-prefeito Gean Loureiro (UB), na terceira colocação.

A divulgação dessa pesquisa em Florianópolis coloca o prefeito da Capital, Topázio Silveira Neto (PSD), num grupo seleto de candidatos, entre as 10 maiores cidades de Santa Catarina, que podem garantir a vaga de prefeito com certa facilidade na eleição de 6 de outubro.

Outro que também pode se dar bem nessa primeira fase da eleição é o prefeito Adriano Silva (Novo), de Joinville, que aparece com grande vantagem nas pesquisas sobre os demais candidatos, podendo vencer já no primeiro turno, mesmo a cidade tendo a possibilidade de segundo turno.

Mesmo ainda não tendo sido divulgada nenhuma pesquisa eleitoral em Chapecó (Meio Oeste) e em Lages (Planalto Serrano), o atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages, também são muito favoritos para serem os próximos prefeitos das suas cidades a partir de 1º de janeiro de 2025.

Se todos esses resultados vão se confirmar só o eleitor catarinense é quem vai dizer em 6 de outubro, mas é fato que esses candidatos não estão encontrando grandes dificuldades para se manterem na frente na eleição de 2024.

Topázio Neto (PSD) – 54,8%

Marquito (PSOL) – 14,2%

Dário Berger (PSDB) – 9,9%

Lela (PT) – 5,9%

Pedrão (PP) – 5,7%

Carlos Muller (PSTU) – 1,0%

Brunno Dias (PCO) – 0,2%

Ninguém/Branco/Nulo – 2,0%

NS/NR/Indeciso – 6,2%

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores