Deputado federal sofre mais um acidente de carro neste ano de 2024

O deputado federal Darci de Matos (PSD) sofre mais um acidente de carro nesse ano de 2024. Ele ocorreu na tarde deste domingo, 3, nas proximidades da cidade de Rio Negrinho, no norte de Santa Catarina.

O primeiro aconteceu na noite do dia 28 de março, quando o carro dele se envolveu em um acidente na BR-277, em Cascavel (PR). Naquela ocasião, um caminhão colidiu na traseira do veículo que estava o deputado, que acabou batendo em uma kombi.

Naquela vez, o deputado disse que, logo após ter saído do aeroporto, o caminhão bateu na traseira de seu carro, um Jeep Cherokee, e eles acabaram atingindo a Kombi à frente. Mesmo com o forte impacto, todos sem ferimentos graves, tendo ficado apenas com dores nas costas.

Já neste domingo, a caminhonete que ele estava rodou na pista devido às fortes chuvas que caíram no Estado e acabou parando no acostamento, causando estragos materiais no veículo.

Darci de Matos foi levado ao hospital com suspeita de fratura em uma das mãos, mas, segundo a postagem de um assessor, “Graças a Deus ele está bem”.

O projeto de lei 410/22, de autoria do deputado federal Luís Miranda (União-DF), foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em agosto de 2022 e enviado para o Senado. Recentemente, o senador Jorge Seif (PL) foi designado como relator do projeto na casa.

Já Darci de Matos (PSD) é o relator desse projeto na Câmara Federal, onde segue defendendo a desburocratização sobre mudanças nos veículos, mas reforça que critérios devem ser seguidos para garantir a segurança de todos.

O PL altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para disciplinar a modificação e adequação de veículos automotores para uso não convencional. A nova regra quer dispensar a autorização prévia de órgãos competentes para modificar veículos, como o Detran do estado onde o veículo está emplacado.

No entanto, os veículos modificados ainda precisam passar por uma vistoria para receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O projeto de lei envolve o interesse de jipeiros, praticantes de off road, fabricantes e comerciantes de peças e pneus, além de oficinas especializadas.

Segundo Darci, “quando se compra uma C4, uma Mercedes ou uma Ferrari, esse carro esportivo já vem rebaixado. Se o rico pode porque o pobre não pode modificar um Corsa ou um Gol? Essa indústria gera milhões de empregos e receita. Hoje temos todo o regramento no Inmetro, então a regularização dos carros rebaixados tem que acontecer, mas com critérios técnicos e as peças precisam ter procedência”.

Caso o PL seja aprovado, as alterações nas características do automóvel deverão ser informadas aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) a qualquer momento anterior ao retorno da circulação do veículo em vias públicas, visando à atualização do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), conforme diz o texto.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro determina que o veículo precisa ter uma altura mínima de 100 milímetros para poder circular por vias públicas.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores