Vereadores de 2025 já escolheram o novo presidente da Câmara de Blumenau

A eleição municipal em Blumenau terminou no dia 6 de outubro último e os novos, ou velhos, vereadores eleitos só assumem em 1º de janeiro de 2025.

Mas desde a segunda semana do mês passado os 15 vereadores reeleitos e eleitos já tinham começado a conversar sobre a nova composição da futura Mesa Diretora do legislativo blumenauense.

O atual presidente Almir Vieira (PP) queria continuar na cadeira por mais dois anos e já tinha conseguido o apoio dos vereadores Jovino Cardoso Neto (PL), Marcelo Lanzarin (PP) e Alexandre Matias (PSDB).

Só que o atual segundo secretário da Mesa, vereador Ailton “Ito” de Souza (PL), que também se reelegeu, entendeu que era hora de mudança e colocou seu nome à disposição.

Como o grupo de Almir tinha apenas 4 vereadores, Ito queria saber qual seria a opinião dos outros 10 vereadores que também vão assumir em 2025.

O primeiro a se juntar a Ito foi o vereador eleito Egídio Beckhauser (Republicanos), que volta para a Câmara depois de ter perdido o mandato em 2023 por conta de um erro do seu partido.

Tendo bom trânsito entre os demais e sabendo que a maioria não quer Almir Vieira novamente como presidente, Ito e Egídio conseguiram o compromisso com nove futuros vereadores para eleger a nova chapa.

Além de Beckhauser, estão com Ito os vereadores Bruno Cunha (Cidadania), Gilson de Souza (UB), Silmara Miguel (PSD), Cristiane Loureiro (Podemos), Diego Nasato (Novo), Bruno Win (Novo) e Flavinho (PL).

Depois de sacramentarem o acordo numa reunião que aconteceu na tarde de segunda-feira, 4, no Shopping Neumarkt, ficou definido que a chapa terá Ito de Souza como presidente, Diego Nasato como vice-presidente, Egídio Beckhauser ficou como o primeiro secretário e Cristiane Loureiro será a segunda secretária.

Os vereadores do PT, Adriano Pereira e Jean Volpato, preferiram não compor com nenhuma das duas chapas e só devem se manifestar sobre esse assunto quando assumirem seus cargos, em 1º de janeiro do ano que vem.

O prefeito eleito Egídio Ferrari (PL) preferiu apenas observar as movimentações por entender que esse assunto cabe apenas aos vereadores, mas sabe também que não pode deixar que o grupo que deve apoiar a sua administração rache já no início da legislatura.

Se os partidos da coligação do prefeito Egídio continuarem com ele na sua administração, ele tem 9 vereadores do seu lado. Só que durante a campanha ele já disse que não abre mão de decidir pelas indicações dos cargos comissionados e só vai abonar quem tiver qualificação para a função, o que pode deixar muito cabe eleitoral de vereador chupando o dedo.

Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

  • COMO DIZIA O EX GOVERNADOR LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA E REPETIDA VARIAS VEZES PELO VEREADOR ALMIR VIEIRA.

    “A politica adora uma traição mas não perdoa o traidor.”

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores