Na manhã desta segunda-feira, 25, a executiva estadual do PSDB de Santa Catarina se reuniu para conversar sobre os encaminhamentos para 2025 e também sobre o encontro estadual do partido, que vai acontecer no início de dezembro em Florianópolis.
Mas o fato que mais repercutiu entre os tucanos catarinenses no último fim de semana foi a fala do atual presidente do PSDB, deputado estadual Marcos Vieira, que afirmou que não disputa mais uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
Na sexta-feira, 22, ele deu uma entrevista para a jornalista Raquel Lange, na rádio Condá FM (Chapecó), e afirmou que pretende mesmo ser candidato a governador em 2026. O porém colocado por ele é que o PSDB nacional também lance um candidato a presidente contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele se diz preparado e conhecedor do estado de Santa Catarina e que acredita que o PSDB possa ter um candidato no Brasil e também em Santa Catarina. “Eu conheço esse estado como poucos… se tiver outro no PSDB melhor, que seja e eu vou apoiar. Mas se não tiver, eu quero colocar o meu nome a disposição do PSDB de SC para ser candidato a governador”.
Ele fala que vai disputar a eleição de 2026 na majoritária, preferencialmente como governador. Então, entende-se que o PSDB também se coloca como um possível vide em alguma chapa que apresente um projeto bom para ambos.
E nesse caso, o PSDB se coloca a disposição de Jorginho Mello (PL), que vai buscar a reeleição, mas também do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que também já afirmou que vai disputar o Governo do Estado em 2026.
ENCONTRO ESTADUAL
O encontro estadual do PSDB de Santa Catarina acontece a partir das 13 horas do dia 3 de dezembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis, com a participação do presidente nacional Marconi Pirillo e do pré-candidato a presidente, Aécio Neves.
Além Pirillo, Aécio e Marcos Vieira, também participam do evento o deputado estadual Vicente Caropreso, a deputada federal Geovania de Sá, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores atuais e os recém-eleitos em 2024.
Não só será feita a abordagem das eleições de 2026, mas o consultor Fred Perillo e o advogado Noel Baratieri vão palestrar sobre planejamento de mandato a partir de 2025 para os eleitos e reeleitos.
“Somos a quarta maior força partidária do Estado, passamos por tempos difíceis, mas agora estamos num momento de crescimento e por isso estamos mobilizando nossas lideranças regionais para este momento que vai dar a largada para as eleições de 2026”, explicou Marcos Vieira.
Veja a entrevista de Marcos Vieira (PSDB) para a rádio Condá FM, de Chapecó:
Adicionar comentário