Jorginho Mello reverte a decisão de Freibergue e Chapecó vai sediar os Jasc de 2025

Na noite da última sexta-feira, 22, a Fesporte, que é comandada por Freibergue do Nascimento, publicou no seu site que os Jogos Abertos de Santa Catarina de 2025 não seria mais em Chapecó, mas sim na cidade de Lages.

Chapecó tinha sido a única cidade que tinha enviado toda a documentação em 2023 para sediar os Jogos em 2025, mas Freibergue decidiu sozinho escolher a cidade do Planalto Serrano

A partir daí, começaram a acontecer muitas declarações e desconfianças. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), disse que, por já ter divulgado que vai disputar o Governo do Estado em 2026, sua cidade estaria sofrendo retaliações da atual administração estadual.

Muitas entenderam também que o PL de Chapecó e a deputada federal Daniela Reinehr, que é esposa de Freibergue, teria interferido para que o Jasc de 2025 fosse para Lages da prefeita eleita Carmen Zanotto (Cidadania), que é muito próxima do governador Jorginho Mello (PL).

Diante de toda a repercussão negativa, o governador acabou interferindo no assunto e decidiu que os Jasc de 2025 irá sim acontecer em Chapecó e o Parajasc de 2025 é que acontecerá na cidade de Lages.

A própria prefeita eleita Carmen Zanotto disse numa entrevista que não queria ser pivô dessa discussão e decidiu que a sua cidade vai sediar os Jasc de 2026. Ela entende que, como ainda vai iniciar o seu mandato de prefeita, não valeria a pena participar de uma “fritura” na relação com Chapecó e abriu mão dos Jogos Abertos de 2025.

O novo comunicado foi portado nesta terça-feira, 26, no site da Fesporte e o próprio governador Jorginho Mello gravou um vídeo ao lado de Freibergue do Nascimento, que foi postado na sua rede social, para acabar com a polêmica.

Membros do Governo do Estado entenderam que esse era um desgaste que a atual administração não precisava ter passado, já que vem tendo que contornar todo o barulho ocasionado pelas supostas contratações sem licitação feitas no Ciasc.

O governador sabe que mexer no reduto de João Rodrigues nesse momento não é uma boa ideia, haja vista que o próximo passo para o PL e para o PSD será tentar ficar com a presidência da Assembleia Legislativa.

Jorginho conseguiu que o MDB apoiasse o seu governo em 2026, mas a eleição na Alesc parece não ter entrado na negociação. O PSD tem Júlio Garcia, que já fez com que Mauro de Nadal fosse o presidente em 2023 e também tem um acordo com o MDB para 2025.

Enfim, vamos ver quais serão os próximos passos de Jorginho Mello e João Rodrigues nessa caminhada eleitoral. Dessa vez Jorginho foi obrigado a recuar no assunto Jasc, mas com o Governo do Estado nas mãos, Jorginho ainda está com mais força que o prefeito de Chapecó.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores