Três deputados estaduais e uma deputada federal de Santa Catarina assumirem as Prefeituras de suas cidades no dia 1º de janeiro de 2025.
Deixaram a Assembleia Legislativa os ex-deputados Egídio Ferrari (PL), que foi eleito prefeito de Blumenau; o deputado Estêner Soratto (PL), que assumiu como prefeito de Tubarão, e o deputado Edilson Massocco (PL), que vai administrar a cidade de Concórdia a partir deste ano.
Para os lugares de Estêner Soratto e Edilson Massocco, o PL tem como oss dois primeiros suplentes o vereador de Joinville, Maurício Peixer, e o advogado Alex Brasil.
Já Egídio Ferrari se elegeu pelo PTB, que se transformou em PRD, e o primeiro suplente é o ex-vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso, que a partir deste mês assume a vaga do prefeito de Blumenau de forma definitiva.
No caso do ex-vereador Maurício Peixer, ele era deputado estadual até março de 2024 quando Estêner Soratto voltou para a Alesc para se candidatar à Prefeitura de Tubarão. Com a vitória de Soratto, Peixer retorna para o legislativo estadual agora como o detentor da cadeira.
Outros três parlamentares da Assembleia participaram das eleições municipais de 2024, mas não conseguiram a vitória nas urnas.
Em Florianópolis, Marquito (Psol) perdeu a eleição para o prefeito Topázio Neto (PSD); o deputado Sargento Lima (PL) perdeu a eleição em Joinville para o prefeito Adriano Silva (Novo) e a deputada Luciane Carminatti (PT) foi candidata a vice-prefeita na chapa de Pedro Uczai (PT), em Chapecó, mas também perderam a eleição para o prefeito João Rodrigues (PSD).
MUDANÇAS EM BRASÍLIA
Nove deputados federais deixaram seus cargos na Câmara dos Deputados, em Brasília, para assumirem como prefeito.
Por Santa Catarina, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), que em janeiro de 2023 já tinha deixado Brasília para assumir como secretária de Estado da Saúde, no governo de Jorginho Mello (PL), deixa a vaga em definitivo para a suplente Geovânia de Sá (PSDB).
Geovânia ficou com a cadeira porque o PSDB e o Cidadania formaram em 2022 uma Federação Partidária para a disputa da eleição nacional daquele ano.
Dois ex-deputados federais assumiram Prefeituras de Capitais de Estado. Abílio Brunini (PL-MT) é o novo prefeito Cuiabá e Paulinho Freire (UB-RN) assumiu como prefeito de Natal.
Já no Senado, houve apenas uma troca, onde o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) foi empossado como vice-prefeito de Maceió, tendo como companheiro de chapa o prefeito João Henrique Caldas (PL), que foi reeleito na capital alagoana.
Adicionar comentário