Na véspera do primeiro fim de semana de 2025 o deputado estadual Volnei Weber (MDB) publicou no Instagram que seu telefone tinha sido clonado e que seus contatos desconfiassem de qualquer mensagem ou ligação enviada pelo número dele.
Seus familiares, amigos, eleitores da região sul de Santa Catarina e até jornalistas foram contatados pelos golpistas, que se fizeram passar pelo deputado, pedindo dinheiro.
Na mensagem, os hackers usaram uma estratégia já conhecida da polícia, dizendo que Volnei precisava pagar uma conta via Pix, mas que seu limite diário havia excedido. Então perguntavam se o contato poderia fazer o pagamento e que mais tarde o deputado devolveria o valor.
Aí, enviavam um número de um CPF como chave de pagamento para que a pessoa transferisse o valor de R$ 1.480,00 para Ademir Alves.
O deputado estadual não sabe se alguém caiu no golpe, mas informou que já tomou as providencias legais junto a Polícia Civil para tentar recuperar o controle do seu whatsapp.
Para conseguir recuperar um whatsapp clonado, é preciso que a pessoa instale novamente o aplicativo para conseguir fazer o login com o seu número de telefone. Se o acesso ao telefone tenha sido perdido por um golpe de “SIM swap”, o dono da linha precisa contatar a sua operadora e comprar um novo chip para reaver o número roubado.
Adicionar comentário