O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 45 anos de existência nesta segunda-feira, 10, com os desafios de fortalecer sua base de apoiadores e renovar lideranças com competitividade para disputar eleições.
O OT foi oficializado como partido político no dia 10 de fevereiro de 1980 com o apoio de intelectuais, artistas, religiosos e trabalhadores da indústria e do campo. Hoje, a legenda conta com 1,6 milhão de filiados, ficando atrás apenas do MDB, e se tornou o partido que mais venceu eleições presidenciais, onde três delas com Luiz Inácio Lula da Silva e uma com Dilma Rousseff.
Diante da data comemorativa, o deputado estadual Padre Pedro Baldissera lançou a sua candidatura para a presidência do PT de Santa Catarina. Ele está no sexto mandato na Assembleia Legislativa e já foi prefeito da cidade de Guaraciaba, sendo um dos filiados mais antigos do partido aqui no Estado.
Desde o fim das eleições municipais de 2024, as lideranças do PT catarinense começaram a contestar o atual presidente Décio Nery de Lima. Filiados como os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti entendem que o PT de Santa Catarina precisa tomar um rumo diferente.
O maior questionamento é que Décio estaria privilegiando a promoção pessoal e não a vontade da militância. Lima não deve buscar a reeleição na presidência do PT catarinense e o deputado Fabiano da Luz é hoje o nome mais forte para sucedê-lo.
A eleição para a escolha do novo comandante do partido no Estado e também nos diretórios municipais vai acontecer no dia 6 de julho deste ano.
A intenção de todos é ter um nome de consenso para evitar o racha partidário, mas hoje, com o lançamento da candidatura de Padre Pedro, a legenda já tem dois postulantes ao cargo, mas essa negociação deve passar também pelo Palácio do Planalto.
VEJA O TEXTO POSTADO POR PADRE PEDRO BALDISSERA (PT):
Companheiras e companheiros,
O Partido dos Trabalhadores nasceu da luta coletiva do nosso povo. São quarenta e cinco anos de uma história construída com resistência, participação popular e compromisso com a transformação social. Desde sua fundação em Santa Catarina, tive a honra de ajudar a organizar o partido no estado e nos municípios, acreditando que o PT é uma ferramenta fundamental para dar voz e garantir direitos aos trabalhadores, no campo e na cidade.
Nossa caminhada sempre foi feita com base na unidade e no compromisso com os movimentos sociais. Como prefeito, deputado estadual e militante, sempre atuei para fortalecer esses laços, porque acredito que o PT deve estar onde o povo está.
Diante dos desafios que temos pela frente, é fundamental que o partido se fortaleça ainda mais em Santa Catarina, ampliando sua presença nos municípios, ouvindo suas bases e construindo um caminho coletivo, que valorize as lideranças e esteja conectado com as reais necessidades do nosso povo.
Por isso, coloco meu nome à disposição como pré-candidato à presidência do PT de Santa Catarina. Essa candidatura nasce do compromisso com a construção da unidade política e com o fortalecimento do nosso partido, para que sigamos organizados, próximos das pessoas, mais fortes e prontos para os desafios que virão.
Convido cada companheiro e companheira a construir essa caminhada comigo. Juntos, podemos fortalecer o PT e seguir fazendo história, com trabalho, coerência e compromisso com as nossas bandeiras.
Padre Pedro Baldissera
Deputado Estadual – PT/SC
Adicionar comentário