O sistema de Área Azul implantado em Blumenau motivou a criação de uma Comissão Temporária Especial na Câmara Municipal. A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) conseguiu aprovar um requerimento na sessão da quinta-feira passada com a assinatura de todos os vereadores para analisar os impactos da nova Área Azul, tanto para o trânsito quanto para os moradores e comerciantes locais.
Os vereadores querem saber da população quais a maiores dificuldades e o que pode ser melhorado no sistema. Depois disso, os parlamentares vão propor soluções para otimizar o funcionamento da Área Azul e estudar ajustes na regulamentação vigente para atender melhor a comunidade.
Essa comissão será formada por três membros e terá prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos. Cristiane Loureiro diz que a ideia surgiu através das demandas da comunidade.
As principais delas são o tempo de estacionamento e a verificação da necessidade de a Área Azul em todos os bairros.
Agora a Câmara de Vereadores vai ter que elaborar uma resolução com os termos do requerimento. Depois, essa resolução será encaminhada para parecer da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ) e, passando pela CCJ, a resolução será considerada promulgada e efetivamente os trabalhos vão começar.
A ÁREA AZUL
A primeira versão da Área Azul em Blumenau foi implantada no dia 3 de setembro de 1984 na gestão do prefeito Dalto dos Reis (MDB).
A ideia veio do diretor-presidente do antigo Seterb, Mauro Dorigatti, que já naquela época queria melhorar o estacionamento no Centro da cidade, principalmente na rua XV de Novembro.
Tudo porque muitos funcionários estacionavam seus carros nas vagas de manhã cedo e só saiam no fim da tarde, dificultando a ida de clientes nas lojas.
Naquele ano, o sistema foi implantado em 21 ruas com 385 vagas. A cobrança era feita através da compra dos blocos, onde as 24 monitoras iniciais, que usavam trajes típicos da Oktoberfest, passavam nos veículos para ver se o preenchimento estava correto.
O ex-prefeito Mário Hildebrandt (PL) tentou várias vezes modernizar o sistema, mas o Ministério Público o impediu algumas vezes por não haver clareza no edital. Mas no dia 8 de agosto de 2023, enfim, o sistema foi modernizado e a nova empresa passou a oferecer 2.072 vagas na cidade na região central e nos bairros de Blumenau.
Depois de algumas reclamações, em janeiro de 2024 a nova Área Azul passou a oferecer os 10 minutos livres que já existia na primeira versão do sistema, mas que tinha sido abolido para empresa contratada.
Adicionar comentário