Ministros do TST vão participar do Simpósio Juslaboral que vai acontecer no Oeste

A cidade de Chapecó vai receber na próxima sexta-feira, 7, o 3º Simpósio Juslaboral do Oeste de Santa Catarina, que terá como palestrantes os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Breno Medeiros e Morgana de Almeida Richa e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) César Pasold Jr.

O evento, que vai acontecer no Teatro Plínio Arlindo de Nes partir das 8h30, vai tratar de temas ligados às demandas judiciais da região e tem a expectativa de receber 800 pessoas que vão poder participar dos debates e dos 4 painéis para a troca de experiências.

Realizado pelo Instituto Dia, o encontro é destinado a empresários, gestores de recursos humanos, membros de sindicatos e associações, operadores do Direito e estudantes.

A utilização de dados de geolocalização e de monitoramento de veículos, a terceirização e pejotização, a insalubridade e o uso de equipamentos de proteção individual serão alguns dos temas das apresentações feitas pelos magistrados. A ideia principal é aproximar o Oeste de Santa Catarina às autoridades de Curitiba e de Brasília.

Segundo o presidente do Instituto Dia, Gáudio Ribeiro de Paula, “o nosso país, como sabemos, tem dimensões continentais e profunda diversidade entre as regiões. Os tribunais que ficam em Brasília têm, entre outros objetivos, o de uniformizar a interpretação da legislação que é aplicável em todo o país. Mas como fazer isso sem conhecer a realidade local?”.

 Ele comenta que a missão principal do Instituto nesses eventos é encurtar essas distancias entre Brasília e esses locais para que os ministros conheçam a realidade que eles, em última análise, têm que considerar ao julgar.

Já para o anfitrião do evento, Ilan Bortoluzzi Nazário, “os assuntos que serão tratados pelos ministros estão entre aqueles já discutidos na Justiça do Trabalho de Chapecó, ou seja, servirão como fonte primordial para tomadas de decisões e melhorias no ambiente de trabalho”.

Itajaí́ também irá sediar uma edição do Simpósio Juslaboral, no dia 28 de março, na Univali, que vai contar com a presença dos ministros do TST Ives Gandra da Silva Martins, Amaury Rodrigues Pinto Junior e Douglas Alencar Rodrigues.

No mesmo dia, a partir das 13h30, vai acontecer também no salão nobre da Unichapecó o evento “Unidos pela mesma causa: cotas PCD para paratletas”, que vai contar com o lançamento do curso de “Qualificação para PCD da Fundação Aury Luiz Bodanese” e a palestra da advogada Julia Martinelli “A humanização da saúde no Brasil: A contextualização dos PCD`s e suas mães. Acolhimento e inclusão, condutas atuais e perspectivas para o futuro”.

Na sequência, serão realizados dois jogos, um de handebol e outro de futebol, adaptados em cadeiras de rodas para mostrar a verdadeira inserção social e o que faz um deficiente físico ter perspectiva de vida e, principalmente, ser feliz.

Para o evento, pede-se que os participantes doem um quilo de alimento não perecível, que será́ destinado a uma instituição de caridade. As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita no site “ https://eventos.mobwe.com.br/e/checkout/5ga97sQrGmaG# “.

O evento conta com apoio da Cooperativa Aurora, Bortoluzzi Sementes, Motorista PX, GRAL Transportes, Nilo Tozzo Transportadora, Tozzo Transporte e Logística, Framento Transportes, APTI, Full Pack embalagens, Marechal transportes, Unicred, Única Contábil, Untol, Mogano Hotel, Mob.We, Uno Chapecó, Alfa e Rodonorte Transportes.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores