Santa Catarina é considerado o Estado mais seguro do Brasil

Mais uma vez Santa Catarina recebe o título de estado mais seguro do Brasil. Durante o carnaval, as cidades registraram quedas em indicadores de criminalidade. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostraram uma redução significativa em crimes como roubo, furto, lesão corporal dolosa, vias de fato e importunação sexual.

O levantamento foi feito entre o dia 28 de fevereiro, início do carnaval, até as 13h da quarta-feira de cinzas, dia 5, abrangendo todo o território catarinense.

Entre os destaques comparados com 2024, estão queda de 52,6% em roubo, 43,8% em furto, diminuição de 32,3% em lesão corporal dolosa, redução de 42,8% em vias de fato e uma queda expressiva de 73,2% em importunação sexual.

O governador Jorginho Mello destacou que “esses indicadores mostram que a valorização dos nossos policiais, que trabalham arduamente nas ruas, reflete diretamente na proteção da população. Continuaremos investindo em tecnologia, inteligência e capacitação para manter Santa Catarina como referência em Segurança Pública”.

Houve também a redução de 62,7% em roubo de celulares em comparação com o ano anterior. Para se ter ideia, em 2022 foram 103 casos, em 2023 foram 86 casos, em 2024 somaram 83 casos e em 2025 caiu para 31 casos, o menor número dos últimos anos.

Furto de celular reduziu em 42,1% se comparado com o mesmo evento no ano passado, onde em 2025 foram 1.092 casos contra 1.885 em 2024 e 1.193 em 2023.

“A redução significativa dos crimes é fruto de operações bem coordenadas entre todas as nossas Forças de Segurança, aliadas ao uso inteligente de dados e recursos. Nosso objetivo foi garantir que os catarinenses aproveitassem esses eventos com tranquilidade”, destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira.

Os dados foram compilados pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores