Está agendado para o dia 20 de março a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Santa Catarina para participar da assinatura do contrato de financiamento para a construção de um novo estaleiro do Porto de Itajaí.
Esta será a segunda vez que o presidente da República vem para o Estado. a primeira vez foi em agosto de 2024, quando participou junto com o ministro Renan Filho (MDB) da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, uma obra feita pela Arteris Litoral Sul, que tem a concessão da BR 101 em Santa Catarina.
Todo o projeto será viabilizado com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). O dilema do Porto é a divergências entre o Governo Federal e o Governo do Estado sobre quem deve administrar o Porto de Itajaí.
Diante do impasse de se conseguir um administrador, o Governo Federal entregou a administração do Porto de Itajaí para o Porto de Santos. O governador Jorginho Mello, parlamentares do PL de Santa Catarina e o prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), colocam a culpa no presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), pela mudança.
Neste mês de fevereiro o Porto de Itajaí terá a indicação de um novo administrador. Quem assume o cargo será o advogado João Paulo Tavares Bastos, que foi indicado por Décio por ser alguém da cidade, por ser próximo do PT e por ser um nome de sua confiança.
Mas é pouco provável que o governador Jorginho Mello (PL) participe desse evento em Itajaí, pois disse no mês passado que só participaria de algum evento com Lula quando ele inaugurar uma obra do Governo Federal e fizesse anúncios relevantes para a população catarinense.
Lula disse num evento em Santos, no litoral paulista, que Jorginho era o governador que mais falava mal dele. Disse também “eu não estou preocupado com o governador, que você sabe quem é, eu estou preocupado é com o Brasil, com Santa Catarina e de levar a possibilidade de as pessoas poderem trabalhar”.
Jorginho respondeu dizendo que “é bobagem dele né, ele não tem o que fazer. Eu não perco tempo falando mal de ninguém. Eu quando tenho posição eu assumo”.
Disse também que “ele disse que eu falo muito mal dele. É porque ele nunca fez nada por Santa Catarina. O dia que ele fizer, eu vou na inauguração, eu vou tá junto. Ele não inaugurou absolutamente nada aqui. Então eu vou tá batendo palma pra ele para quê? Santa Catarina já aprendeu a se virar sozinho”.
No seu Instagram, o governador chegou a publicar um vídeo produzido pela sua assessoria dizendo também que “eu não falo mal de você Lula, eu falo a verdade… o Governo Federal não se mexe”.
Então, dificilmente Lula e Jorginho se encontrarão em Itajaí no próximo dia 20 e é bem provável que eles conversarão até a eleição nacional de 2026, quando ambos buscarão a reeleição.
Adicionar comentário