A Universidade Regional de Blumenau (Furb) enviou para a Câmara de Vereadores o ofício número 59/2025 solicitando mais um parcelamento de débitos previdenciários. Segundo o vereador Diego Nasato (Novo), esses débitos são referentes aos meses de dezembro de 2024, janeiro e fevereiro de 2025 e também do 13º salário pago no ano passado.
Esses débitos chegam a pouco mais de R$ 8,7 milhões, que se soma a uma dívida total que já está na casa dos R$ 90 milhões com a previdência dos funcionários da universidade.
O Programa “Universidade Gratuíta”, criado pelo Governo do Estado em 2024, deu um respiro financeiro para a instituição, mas os vereadores entendem que essa situação não pode ser empurrada com a barriga, pois mais cedo ou mais tarde esse problema terá uma consequência trágica para a Furb.
Em fevereiro deste ano o próprio vereador Diego Nasato conseguiu aprovar um requerimento para a criação de uma Comissão Temporária para a recuperação fiscal-orçamentária da FURB, com foco na regularização de débitos previdenciários com o ISSBLU e demais pendencias financeiras.
Nasato diz que “não se trata de uma intervenção direta à FURB, mas sim fazer, com a máxima transparência e com a participação de todos os envolvidos, discussões sérias sobre o que fazer para que a universidade tenha dentro de um prazo determinado suas contas saneadas”.
Os 5 membros dessa comissão são Diego Nasato (Novo), que ficou com a presidência; Alexandre Matias (PSDB) é o vice-presidente; Cristiane Loureiro (Podemos) é a relatora e os vereadores Gilson de Souza (UB) e Jean Volpato (PT) completam o grupo de análise das contas da Universidade.
A PRIMEIRA REUNIÃO
A primeira reunião aconteceu no dia 17 de março e ficou definido que o grupo iria solicitar alguns documentos para a Furb para que eles entendam o porquê de tantos pedidos de parcelamento da dívida com o ISSBLU.
Foi solicitado o Demonstrativo de Resultados dos últimos 5 anos e a projeção para 2025; o Balanço Patrimonial; a lista de funções gratificadas; planilha com déficit ou superávit por curso; a lista com despesas Indenizatórias; a lista do gasto com publicidade; o gasto com diárias e passagens dos últimos 5 anos; a relação dos imóveis e veículos pertencentes a Furb; os contratos com terceiros; os Processos Judiciais contra e a favor da Universidade; o quadro de professores; a relação dos gastos com os laboratórios; a relação de reclamações da Ouvidoria de 2024; todas as informações das Bolsas de Estudos; e a relação de horas extras pagas nos últimos 5 anos.
A próxima reunião da Comissão vai acontecer no dia 7 de abril com a presença de representantes da Furb, da Prefeitura de Blumenau, do Ministério Público, do DCE da Furb, do Observatório Social (Osblu) e membro do ISSBLU, que hoje é o maior credor da Universidade.
Me segue no Instagram – @sergioeduardo.oficial
Adicionar comentário