PT de Santa Catarina terá 5 candidatos à presidência do partido

A sexta-feira, 9, foi o último dia para o registro das chapas para concorrer à presidência do PT de Santa Catarina. Com o encerramento do prazo, computou-se cinco candidatos que vão disputar o cargo do presidente do Sebrae, Décio Nery de Lima.

Padre Pedro Baldissera vai representar a chapa “Unificar e fortalecer o PT com Lula e você”. Já o deputado estadual Fabiano da Luz será o candidato da chapa “PT forte com Lula presidente”, representando o grupo de Décio Lima para tentar manter o comando da sigla em Santa Catarina.

A vereadora de Florianópolis Carla Ayres também será uma das opções da disputa representando a chapa “Um PT para um Novo Brasil. A deputada estadual Luciane Carminatti também decidiu concorrer à presidência do PT catarinense e vai representar a chapa “Militância Socialista”.

O quinto elemento que também decidiu entrar nessa corrida eleitoral interna foi o vereador Bruno Ziliotto, de Florianópolis. Bruno é vereador de primeiro mandato e defende que o PT catarinense se mantenha a esquerda para retomar a sua atuação real nas bases do partido.

Já Luciane Carminatti disse que decidiu concorrer depois da reivindicação de lideranças dos municípios e de um conjunto de forças dentro do próprio PT, que segundo ele, confiam nela para fortalecer o diálogo, construir a reeleição do presidente Lula e um projeto para Santa Catarina, com o nome de Décio Lima para governador em 2026.

“Nosso objetivo é criar chapas fortes para que possamos aumentar o número de deputados estaduais e federais. Para isso, vamos construir o diálogo com a sociedade, conectando o Partido dos Trabalhadores com o povo de Santa Catarina”, antecipou Luciane.

Fabiano da Luz diz que a sua chapa, que é composta por independentes e pelas correntes CNB e Movimento Fortalecer PT, possui apoio da maioria dos municípios e dos candidatos a presidente dos diretórios municipais. A candidatura de Fabiano foi registrada pelo próprio Décio Lima, pela vereadora de Joinville, Vanessa da Rosa, pelo vereador Matheus Madeira (Tubarão), pelos prefeitos Gilberto Belegante (Paraíso) e Edimar de Freitas (Saltinho) e pela deputada federal Ana Paula Lima.

Já o deputado Padre Pedro disse que, com a candidatura, pretende unificar e fortalecer o PT com Lula, quer escutar a militância, unir o partido e fortalecer a luta contra o extremismo.

A vereadora Carla Ayres disse ter o apoio de um grupo de mais de 120 lideranças e filiados do partido em Santa Catarina de 17 diferentes cidades. Carla apoia as candidaturas de Bia Vargas a presidência do diretório de Florianópolis; Jumeri Zanettri ao diretório de São José e de Ana Maria Soares ao diretório de Palhoça.

A eleição interna do PT vai acontecer no dia 6 de julho próximo com os filiados de todo o Brasil votando de forma direta nas chapas aos diretórios municipais, estadual e nacional.

A partir dessa eleição, o Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina pretende unir os filiados em torno do nome de Décio Lima, que novamente quer disputar a eleição ao Governo do Estado em 2026, mas principalmente em favor da reeleição do presidente Lula.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores