Santa Catarina é o principal reduto do bolsonarismo no Brasil e em 2026 vai ter uma das disputas mais acirrada entre dois nomes do campo conservador ligados ao ex-presidente.
Pesquisa divulgada pelo site Antagonista, com os dados do Instituto IPC, mostraram que a eleição para o Governo do Estado na eleição do ano que vem segue indefinida, com dois aliados de Jair Bolsonaro liderando a preferência do eleitor: o atual governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que é amigo pessoal do ex-presidente.
No cenário estimulado da pesquisa, Jorginho aparece com 42,6% das intenções de voto, seguido por João Rodrigues, com 29,5%. O desempenho do prefeito chapecoense cresce especialmente entre os eleitores mais ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado próximo. O presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), ocupa a terceira posição com 10,5%, e o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) ficou com 2,7%.
Em uma simulação de segundo turno, a distância entre os dois primeiros colocados se estreita, onde hoje Jorginho venceria com 45,1% contra 34,4% de João Rodrigues.
O cenário reflete uma disputa interna no bolsonarismo catarinense, que é um estado onde a esquerda ainda enfrenta dificuldades para avançar. A definição sobre quem irá consolidar-se como principal herdeiro do capital político de Bolsonaro em Santa Catarina tende a ser o eixo central da próxima eleição estadual.
O levantamento teve como objetivo avaliar a percepção da população sobre a gestão estadual e traçar as tendências para o pleito de 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de junho de 2025, com 1.750 entrevistas. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
OS NÚMEROS DA PESQUISA:

Adicionar comentário