O Paraná Pesquisas realizou entre os dias 18 e 22 de junho uma pesquisa com 2.020 entrevistados em 162 municípios de todo o Brasil que mostrou como ficaria a disputa entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT) se a eleição fosse hoje e o ex-presidente pudesse disputar o pleito.
Vale destacar que Jair Bolsonaro acumula duas penas de inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode concorrer a cargos eletivos até 2030. O Paraná Pesquisas realizou sondagens com o nome do ex-presidente tanto para o primeiro turno quanto para o segundo.
De acordo com a pesquisa num eventual primeiro turno, Bolsonaro registra 37,2% da preferência dos votos enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou com 32,8% das intenções de voto.
Em uma reedição do segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente venceria o petista por 46,5% a 39,7% dos votos. Brancos e nulos são 8% e 5,8% não quiseram responder.
OUTROS CENÁRIOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empatado tecnicamente nos cenários de segundo turno à Presidência contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), segundo levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 24, sobre as eleições de 2026.
Michelle Bolsonaro registra 44,4% de preferência em um segundo turno contra Lula, que aparece com 40,6% no cenário. Brancos e nulos são 9,2%, e 5,8% não responderam. Os dois empatam dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Em um segundo turno entre governador de São Paulo e o presidente da República, Tarcísio registra 43,6% de intenções de voto e Lula, 40,1%. Os índices também apontam empate técnico. Brancos e nulos somam 10,3% e 5,9% não responderam.
Contra Eduardo Bolsonaro, Lula lidera numericamente, com 41,6% de menções, mas está em empate técnico com o deputado federal licenciado, que figura com 39,1%. Brancos e nulos são 12,8%, e 6,5% não responderam.
NO PRIMEIRO TURNO
Nos cenários de primeiro turno, Lula empata tecnicamente com Michelle, mas tem vantagem contra Tarcísio e Eduardo Bolsonaro. Quando incluída na disputa, a ex-primeira-dama registra 30,2% das intenções de voto no cenário estimulado, empatada tecnicamente com Lula, que tem 33,5%.
Em uma simulação com a inclusão de Tarcísio como opção de voto, Lula registra 34% e o governador 24,3%. No cenário com o nome de Eduardo Bolsonaro, Lula pontua 33,8% e o deputado federal licenciado teve 21,3%.
Adicionar comentário