Aproveitando a viagem do governador Jorginho Mello (PL) para a Ásia e também a passagem por Florianópolis para participar do Summit Cidades 2025, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) intensificou as conversas com membros do PP catarinense tentando um acordo para ter o apoio dos Progressistas na eleição de 2026.
Junto com o ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), João Rodrigues se encontrou na quarta-feira, 25, com o atual presidente estadual do PP, Leodegar Tiscoski, e também com o futuro presidente do partido, deputado estadual José Milton Scheffer.
Mas o encontro mais importante que Clésio e João tiveram na Capital dos Catarinenses foi com a ex-prefeita e ex-deputada federal Ângela Amin. A conversa aconteceu num hotel de luxo da cidade e lá, mostraram para Ângela os números das recentes pesquisas feitas que confirmam um cenário ainda aberto na corrida pelo Governo do Estado.
Como o governador Jorginho Mello já conseguiu o apoio do MDB, Republicanos e Podemos, João Rodrigues tenta fortalecer a sua pré-candidatura buscando o PP e o União Brasil, que hoje formam a Federação União Progressista.
Nos dois principais encontros organizados pelo PSD em 2025 em Chapecó e Criciúma, tanto o PP quanto o União Brasil enviaram representantes, que inclusive fizeram discursos dizendo apoiar o prefeito na eleição do ano que vem.
A principal estratégia mostrada para Ângela Amin inclui o senador Esperidião Amin, que busca um espaço para concorrer à reeleição no ano que vem. João Rodrigues e Salvaro entendem que a experiencia de Amin dará peso para a coligação e, com isso, ele teria mais chance de vitória com o PSD do que com o PL.
O governados Jorginho Mello já disse que uma das vagas ao Senado já é da deputada federal Caroline de Toni, restando apenas uma vaga que Jorginho pensa em dar a um partido aliado. Neste caso, Amin teria que disputar espaço com o MDB, com o partido Novo, que também deve apoiar a reeleição do governador em 2026, e agora até com Carlos Bolsonaro, que é o nome indicado por Jair Bolsonaro.
Clésio Salvaro também tem conversado com vários políticos do sul do Estado que ainda não definiram seus futuros. Um é o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, que aparentemente tem sido escanteado no MDB. A outra é a deputada federal Geovânia de Sá, que provavelmente deixará o PSDB em março de 2026.
Hoje, Salvaro é o principal nome para ser o candidato a vice na chapa de João Rodrigues e as conversas com o PP envolvem também a filiação dele no partido para fortalecer a legenda num eventual futuro governo.
Adicionar comentário