Secretario da Defesa Civil de SC diz que a solução contra as cheias é não chover

Na última quarta-feira, 9, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt (PL), esteve em Rio do Sul, no alto Vale do Itajaí, para vários compromissos, entre eles uma entrevista ao vivo para a Rádio Amanda FM.

Na emissora, onde estava acompanhado do prefeito da cidade, Manoel Arisoli Pereira (PL), foi perguntado pelo apresentador Aldo Pereira o que seria fundamental para evitar que a região passasse novamente com os problemas das cheias, Hildebrandt respondeu “não chover, não chover”. A resposta foi dada no minuto “19” do vídeo postado abaixo.

Aldo, indignado com a resposta de Mário Hildebrandt, falou “tô falando de obras secretário… se nós ficarmos de brincadeira aqui, temos que falar de coisa séria”. Depois de Hildebrandt responder que estava falando sério, o radialista completou a sua fala dizendo que “eu também tô falando sério. É lógico que se não chover não vai ter enchente”.

Para consertar a saia justa que tinha criado, o secretário da Defesa Civil disse que a questão era central e que o volume de chuva é quem vai determinar a ação da sua secretaria nas diversas barragens da região.

Aldo Pereira então refez a sua pergunta: “Vou refazer a pergunta então. Estamos falando de enchente, obviamente que pra ter uma enchente precisa chover. Pra diminuir o impacto das cheias, que obras precisam ser realizadas. Seriam as minis barragens?”.

Hildebrandt, já se mostrando desconfortável, disse que “todas elas”. O secretário afirmou que não faltam recursos, mas que os problemas para as obras das cheias na região são a falta das licenças ambientais.

Mário informou que o Governo do Estado vai buscar um financiamento de 150 milhões de dólares junto ao Banco Mundial, onde também terá um complemento do caixa do governo, para fazer as obras. Mas falou que a Defesa Civil só vai conseguir ter esse dinheiro depois que conseguir ter a obra liberada para fazer a licitação.

Vídeo extraído do canal da Rádio Amanda FM 101,5 no Youtube

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores