CPI do Esgoto vira palanque pra descobrir o que todo mundo já sabe

Quando essa CPI do Esgoto de Blumenau acabar, eu duvido que alguma coisa nova apareça. Todo mundo sabe quando e com quem começou esse problema, quais prefeitos não consertaram o que deveria ser consertado, quem aprovou as aberrações da Prefeitura de Blumenau ao longo desses 15 anos e quem vai ter que pagar essa conta.

Como um prefeito privatiza o serviço de esgoto de Blumenau e promete que vai entregar quase 23% de rede implantada, mas depois entrega só 4,95%? Como um prefeito quer usar um dinheiro do Governo Federal que já se sabe que só poderia ser colocado no saneamento básico se o serviço não fosse privatizado?

E como a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) e a Câmara de Vereadores de Blumenau chancelam um contrato e cinco aditivos sem que exijam que a Prefeitura de Blumenau cumpra com o que foi acordado e aceitam que a conta de tudo isso caia no bolso do morador da cidade?

Ou seja, não é muito difícil enxergar tudo o que aconteceu e apenas fazer uma denúncia no Ministério Público, que ao longo dos anos se meteu em um monte de assunto, mas negligenciou o contrato do esgoto sanitário de Blumenau.

Essa CPI não passa de um grande palanque para uma Câmara de Vereadores que também tem culpa nessa história. Tem mesmo é que exigir que o judiciário investigue e puna os culpados exemplarmente para evitar que no futuro façam esse tipo de contrato que não cumpre com o objetivo principal, cria um monopólio em favor de uma única empresa e ainda por cima onera o pagador de impostos.

Não dá pra aceitar que novamente os mesmos se safem de “irresponsabilidades” feitas na Prefeitura de Blumenau, como já aconteceu com o Tapete Negro, com a Soldo Inflado, com a Operação Publicis e muitas outras que até hoje não se viu ninguém, pelo menos, devolver o prejuízo que causou.

Só que o eleitor de Blumenau também tem culpa em tudo isso, pois nesses últimos 30 anos vem elegendo e reelegendo prefeitos e vereadores que já mostraram que não tem condição alguma de exercerem o cargo que ocupam ou ocuparam.

Então políticos de Blumenau, tá na hora de começar a levar mais a sério o dinheiro público e deixar de usar as instituições públicas em benefício próprio apenas pensando nas eleições.

Só esperamos que em 2026 e 2028 o morador da cidade coloque a mão na consciência e faça a mudança que a cidade necessita com urgência, caso contrário a conta só vai aumentar e você vai perder a razão em reclamar do que tá ruim.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores