No último fim de semana o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), que ocupa o cargo do deputado licenciado Carlos Chiodini (MDB), que assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura, esteve em Araranguá destinando R$ 2,4 milhões em emendas para o município.
Lá, ele disse que continua trabalhando em Brasília por pautas como a duplicação do Morro dos Cavalos, no sul do Estado, e na recém-criada CPMI do INSS.
Ele também confidenciou que dever deixar o MDB no primeiro trimestre do ano que vem, na janela de transferência partidária, e muito provavelmente deve assinar ficha no PSD a convite do presidente da Assembleia, deputado estadual Júlio Garcia (PSD).
A intenção de Vampiro é voltar para a Alesc e deve ser um dos nomes fortes da sua nova legenda na eleição de 2026. Em 2022, ele já estava na Assembleia, mas se candidatou a deputado federal, recebendo 59.043 votos, sendo 0 17º mais votado e ficando na primeira suplência do MDB.
UNIÃO PROGRESSISTA

Na semana passada a cúpula da Federação União Progressista catarinense, que tem o PP e o União Brasil, se reuniu no gabinete do deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) para definir o nome do novo coordenador do grupo.
Além de Sérgio Guimarães, estavam presentes o senador Esperidião Amin (PP); o presidente do PP de Santa Catarina, Leodegar Tiscoski; o deputado federal Fábio Schiochet (UB); e os deputados estaduais Altair Silva (PP), Pepê Collaço (PP) e Zé Milton Scheffer (PP).
Ficou definido que a coordenação será dividida entre Zé Milton e Tiscoski. Também ficou acertado que Esperidião Amin será o nome ao Senado da Federação UP e agora vão discutir quem devem apoiar para o Governo do Estado em 2026, já que não terão candidato a governador ano que vem.
A probabilidade maior, nesse momento, é ficar na reeleição de Jorginho Mello, mas os deputados Altair Silva, Sérgio Guimarães e Pepê Collaço já participaram de eventos de apoio a João Rodrigues.
DEPENDE DO NACIONAL

E por falar em PSD, o presidente do partido em Santa Catarina, Eron Giordani; o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; p presidente da Alesc, deputado estadual Júlio Garcia; o deputado estadual Napoleão Bernardes; o ex-prefeito Clésio Salvaro e o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, estiveram em Porto Alegra, no último fim de agosto, para uma conversa reservada com Gilberto Kassab, que é o presidente nacional do partido.
A intenção foi alinhar a estratégia da executiva nacional com a estadual, mas Kassab explicou que as definições nos Estados dependem da candidatura ou não a presidente da República do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Se ele for candidato, Ratinho Junior (PSD), Ronaldo Caiado (UB), Romeo Zema (Novo) e Eduardo Leite (PSD) retiram a suas pré-candidaturas para apoiá-lo numa frente suprapartidária de direita.
Se ele não concorrer à presidência da República, pode haver a fragmentação dos votos da direita, o que, segundo Kassab, seria prejudicial para todos, pois todos correm o risco de morrerem abraçados.
EM SANTA CATARINA
Como em Santa Catarina, as duas principais candidaturas são da direita, com Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues, muito provavelmente cada partido seguirá normalmente seu rumo em busca dos apoios de outros partidos.
O MDB, o Republicanos e o Podemos praticamente já acertaram que vão estar na reeleição do governador, mas a bola da vez agora é a Federação União Progressista (PP e UB), que hoje tem tanta força quanto o MDB aqui no Estado.
A negociação com a Federação UP poderia ser intermediada por Kassab para que apoie João rodrigues, mas ele ainda quer definir o cenário nacional para só depois interferir nos Estados.
Então, João Rodrigues continua com a sua peregrinação por Santa Catarina para estadualizar seu nome e mais para frente o PSD vai ver se haverá força suficiente para concorrer com a máquina do Estado.
No próximo dia 11 o PSD vai fazer mais um encontro e desta vez será em Balneário Camboriú, onde a prefeita Juliana Pavan vai receber os principais nomes do partido na cidade e vai reafirmar o seu apoio a pré-candidatura de João Rodrigues.





Adicionar comentário