Prefeito Egídio Ferrari deve ir a justiça contra a marcha dos “excluídos”

No dia 3 de setembro de 2024, o então prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), assinou o Decreto 15.627/2024, que regulamenta o desfile de 7 de setembro, proibindo manifestações como a marcha dos “excluídos”.

Segundo o parágrafo VII do artigo 6º do decreto, ficou proibido “realizar manifestações escritas ou verbais ofensivas ou de cunho político, eleitoral ou qualquer outro tema que não tenha ligação direta com a data comemorativa”.

Pois bem, neste ano tivemos mais um desfile cívico no último dia 7 de setembro na rua XV de novembro e, mais uma vez, os intitulados “excluídos” participaram do evento com faixas e cartazes que diziam que Blumenau não poderia perder a verba de R$ 30 milhões para a construção de uma nova Policlínica.

Diante do fato, Egídio postou na segunda-feira, 8, na sua rede social um texto que dizia que “o Desfile de 7 de setembro tem como objetivo celebrar a Independência do Brasil, exaltando valores de cidadania, civismo e amor à pátria, além de dar visibilidade à nossa cultura, história e ao trabalho das instituições e da comunidade. Infelizmente, um grupo não respeitou as regras e desconsiderou o decreto municipal que proíbe manifestações políticas durante o ato cívico. Reafirmo: não vamos tolerar esse tipo de desrespeito”.

O recado foi direto para os vereadores do PT, Adriano Pereira e Jean Volpato, que desde a entrega do Sesi, no dia 2 de setembro, fazem manifestações exigindo que o prefeito adquira um terreno para que a Policlínica seja feita em Blumenau.

Obviamente que ninguém saiu de casa no domingo para assistir mais um capítulo lamentável de uma disputa política que só acontece porque estamos perto de mais uma eleição polarizada.

Mas caberá agora aos responsáveis da manifestação responder para o munícipe porque é tão difícil respeitar uma lei que todo mundo sabia que estava em vigor. Manifestar não é proibido, protestar faz parte da democracia, desde que você saiba quando e onde fazer.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores