O eleitor catarinense sabe que daqui há um ano terá que ir às urnas escolher os novos deputados federais e estaduais, os senadores, os governadores e o próximo presidente do Brasil.
Mas nesta segunda-feira, 6, os advogados de Santa Catarina estão pensando somente em escolher os nomes da lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Seis nomes dos 12 atuais candidatos da OAB/SC vão fazer parte da próxima fase da escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Os advogados vão poder votar através do site https://quintotjsc.webvoto.com.br/ das 9h às 17h. Vale lembrar que o voto não é obrigatório, mas segundo a OAB/SC, “esse é um processo essencial para maior representação da advocacia no Judiciário”.
De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina tem 53.468 profissionais do direito, mas cerca de 43 mil, que estão com as suas obrigações em dia com a OAB catarinense, poderão participar do Quinto Constitucional de 2025.
Na eleição da OAB de 2023, 13.936 advogados votaram na escolha do desembargador. Nesta segunda-feira, a previsão é que o número de votantes supere muito a do pleito de 2023 e que a lista sêxtupla já seja conhecida por volta das 17h30.
A divisão por região dos concorrentes é de quatro candidatos representam a Grande Florianópolis, dois são do sul do Estado, dois do Médio e Alto Vale do Itajaí, dois candidatos são do Norte de SC, um candidato é do Planalto Serrano e um candidato representa o Oeste catarinense.
Depois da votação para a escolha desses seis nomes, a lista será encaminhada para o Tribunal de Justiça do Estado, onde 96 desembargadores (cada um poderá votar em três nomes) ficarão com a incumbência de escolher apenas três nomes da lista sêxtupla para que o governador dê a palavra final na escolha do novo desembargador de Santa Catarina.
Conheça a lista dos 12 candidatos do Quinto Constitucional:
1º – Mauri Nascimento (Sombrio)
2º – Márcio Luiz Fogaça Vicari (Florianópolis)
3º – Giane Brusque Bello (Florianópolis)
4º – Martha Carina Jark Stern Bianchi (Jaraguá do Sul)
5º – Sabine Mara Müller Souto (São José)
6º – Antônio Cesar Poletto (Chapecó)
7º – Willian Medeiros de Quadros (Palhoça)
8º – Giovani de Lima (Joinville)
9º – Richard Silva de Lima (Lages)
10º – Ivan Naatz (Blumenau)
11º – Marco Vinicius Pereira de Carvalho (Rio do Sul)
12º – Rasquim Teixeira (Criciúma)






Adicionar comentário