Metade dos advogados da OAB/SC não quiseram votar no Quinto Constitucional

Pouco mais de 40 mil advogados estavam aptos a votar na segunda-feira, 6, na escolha dos nomes para a lista sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB de Santa Catarina. A votação era online, podendo votar pelo computador ou smartphone, mesmo assim somente a metade do colégio eleitoral participou do pleito.

Só que, comparado com o Quinto Constitucional de 2023, onde 13.936 advogados votaram, neste ano a eleição teve um acréscimo de 43%, chegando a 19.401 votantes, o que mostra que a vaga de desembargador do TJSC realmente está concorrida.

Os seis advogados que mais receberem votos neste 6º processo de escolha com a participação direta dos associados da OAB/SC foram Marcio Luiz Fogaça Vicari (3.498 votos), Willian Medeiros de Quadros (2.452 votos), Ivan Naatz (2.246 votos), Mauri Nascimento (2.181 votos), Giovani de Lima (1.641 votos) e Giane Brusque Bello (1.568 votos).

Na próxima quinta-feira, 9, essa lista será homologada pelo Conselho Pleno e depois será enviada para o TJSC para que os 96 desembargadores escolham apenas três nomes para que sejam apresentados para que o governador Jorginho Mello (PL) nomeie o novo magistrado de Santa Catarina.

A Grande Florianópolis conseguiu colocar 3 representantes nessa lista sêxtupla e o Sul, o Norte e o Vale do Itajaí um nome cada. Se levarmos em consideração todas as manifestações do governador de Santa Catarina antes desta fase, obviamente que o deputado estadual Ivan Naatz sai na frente, pois ele precisa apenas estar na lista tríplice para ser o escolhido de Jorginho Mello, já que o governador declarou voto para ele, colocou a Casa Civil a serviço de Naatz e até pediu voto em eventos que participou.

O desembargador do TJSC fica no cargo até completar 75 anos de idade. Diante disso, se for o escolhido, Márcio Vicari fica no Tribunal pelos próximos 21 anos; William Quadros pelos próximos 35 anos; Ivan Naatz pelos próximos 15 anos; Mauri Nascimento pelos próximos 12 anos; Giovani de Lima pelos próximos 24 anos e Giane Bello pelos próximos 20anos.

Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC, disse “estamos muito felizes com a transparência, democracia e lisura desse pleito. A prova disso são os recordes que registramos nesse processo, tanto de participação quanto de percentual numérico”.

As vagas do Quinto Constitucional são previstas no artigo 94 da Constituição Federal, que destina alguns dos cargos de desembargador nos tribunais à advocacia e ao Ministério Público, com preenchimento por alternância entre as instituições.

Marcio Luiz Fogaça Vicari – 3.498 votos (Florianópolis)

Willian Medeiros de Quadros – 2.452 votos (Palhoça)

Ivan Naatz – 2.246 votos (Blumenau)

Mauri Nascimento – 2.181 votos (Sombrio)

Giovani de Lima – 1.641 votos (Joinville)

Giane Brusque Bello – 1.568 votos (Florianópolis)

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores