Na sessão de terça-feira, 7, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ailton “Ito” de Souza (PL), apresentou o Requerimento 2442/2025 pedindo explicações da Prefeitura de Blumenau sobre uma denúncia, que ele considera grave, onde caminhões terceirizados pela administração municipal estavam trabalhando em obra particular.
Segundo o documento, veículos da empresa MFK Terraplanagem, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos (SESUR), foram deslocados no dia 13 de maio de 2025 e datas seguintes para atuar nas obras de recuperação da área comercial da Igreja Matriz, atingida recentemente por um incêndio.
Esta obre de reconstrução é custeada pelo seguro privado da igreja e não deveria contar com recursos ou equipamentos vinculados ao poder público.
Segundo o vereador, além do transporte de entulhos, há relatos de que o material recolhido foi levado para um bota-fora contratado pela própria secretaria, ampliando o possível uso indevido da estrutura municipal.
“Isto representa, em tese, desvio de finalidade e má utilização de bens a serviço do município. Queremos respostas objetivas sobre porque veículos pagos com recursos públicos estavam à disposição de uma obra particular e quem autorizou essa prática”, disse Ito de Souza.
O presidente do Legislativo falou também que já havia protocolado o Ofício nº 2670/2025 em 6 de agosto, solicitando esclarecimentos sobre o caso, mas até agora não recebeu retorno oficial. Com o novo requerimento, cobra que o Executivo responda dentro do prazo legal.
“Não se trata apenas de uma irregularidade administrativa. É preciso preservar a transparência e a correta aplicação do dinheiro público. A população de Blumenau merece saber como seus recursos estão sendo utilizados”, concluiu o presidente da Câmara.
Veja o pronunciamento do vereador Ito de Souza (PL):





Adicionar comentário